Amanhã, sexta-feira (14), termina o prazo para que famílias inscritas no Cadastro Único que só atualizaram os dados em 2016 ou 2017 realizem novamente a revisão do cadastro.
Para garantir o recebimento do Auxílio Brasil, as famílias inscritas no CadÚnico devem atualizar os dados a cada dois anos. Devido à pandemia de covid-19, a revisão precisou ser adiada. Em fevereiro deste ano, o Governo Federal retomou o processo de Averiguação e Revisão Cadastral, com prazos específicos de repercussão nos benefícios.
Em Campo Grande, 6.602 famílias ainda não tinham atualizado o cadastro até setembro deste ano, conforme a base de dados do governo federal. Viviane Brandão, gerente do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social de Campo Grande, afirmou que mesmo com o aumento da demanda, as unidades estão conseguindo atender às famílias.
“Registramos aumento da demanda desde outubro de 2021, com média mensal de 8.565 atendimentos, porém as unidades têm conseguido absorver a demanda. Apenas em alguns momentos trabalhamos com agendamento”.
Benefícios
A atualização cadastral é necessária para garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias, além de garantir o pagamento dos programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem, que exigem que o cadastro esteja atualizado.
Por meio do aplicativo do Cadastro Único, é possível às famílias cadastradas conferir se os dados estão atualizados e, também, o que deve ser feito para a regularização dos registros.
Atendimento
Na Capital, o atendimento é realizado nos 21 Cras, 4 Centros de Convivência, Central do CadÚnico, que funciona na Rua dos Barbosas, 321, bairro Amambaí e na Secretaria da Juventude, localizada no antigo Shopping Marrakech, na Rua Vinte e Cinco de Dezembro, 924, Jardim dos Estados. O horário de atendimento nas unidades é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Já na Secretaria da Juventude é das 8 às 11 horas e das 13 às 17h e na Central do Cadastro Único, das 7h30 às 11h e das 13 horas às 17h30.
Para mais informações, o responsável familiar pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-4482, ramais 6037 e 6038.