Na manhã desta quinta-feira (13), um morador do Jardim Noroeste acionou a polícia após encontrar um buraco fundo no quintal de sua casa, há três quadras do Presídio de Segurança Máxima.
Segundo o Cabo Abrão, da Defesa Civil do município, o morador do barraco fazia fossas, quando sua ferramenta, um cavucati, caiu em um buraco muito maior do que o que ele fazia. Preocupado com a possibilidade de ser um túnel que ligava ao presídio, o morador procurou pela polícia.
A Defesa Civil do município compareceu ao local, acompanhada de equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
Conforme noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, de início, a equipe que estava no local constatou que o buraco "fugia do normal", e pretendia fazer uma escavação ao lado do buraco com uma retroescavadeira, para averiguar. Em linha reta, a distância do túnel até a Máxima seria de aproximadamente 500 metros.
No entanto, não foi necessário o uso da retroescavadeira para abrir um novo buraco.
Em entrevista ao Correio do Estado, o Cabo Abrão explicou que a equipe utilizou uma câmera GoPro para verificar a profundidade do fosso, e constatou que não existia lateralidade, ou seja, não se tratava de um túnel, era apenas um buraco de aproximadamente 8 metros de profundidade.
A Defesa Civil constatou o alarme falso, e instruiu o morador a tapar os buracos para evitar que animais, e até mesmo crianças, pudessem se acidentar.