Logo Correio do Estado

SEMANA DOS PEQUENOS Crianças no pós pandemia precisam brincar, socializar e se atentar à saúde Pediatra explica que pais precisam reintroduzir brincadeiras e hábitos alimentares saudáveis após reclusão pandêmica 16 OUT 2022 • POR Leo Ribeiro • 10h39
Pandemia trouxe hábitos sedentários para as crianças, que precisam ser mudados com volta às brincadeiras   Arquivo/ Correio do Estado

Após meses de reclusão da pandemia, com o avanço da vacinação a vida foi voltando aos eixos e, nesta semana da criança, é importante lembrar aos pais que os pequenos precisam retomar hábitos saudáveis. 

Conforme o pediatra, Dr. Alberto Jorge Félix Costa, com a chegada das festividades que encerram o ano, além dos mais diversos feriados, é importante que os pais ofereçam atividades saudáveis para os pequenos, para que eles possam brincar e também interagir com outras crianças. 

"As crianças ficaram mais restritas, dentro de casa, confinadas. Com isso, acabou que elas passaram a comer mais, pela falta de diversidade das atividades. Isso teve reflexo de sobrepeso em grande parte das crianças", explica o médico da Unimed Campo Grande. 

Ele ressalta que o confinamento restringiu as atividades fora de casa, em praças, ruas e clubes, o que levou grande parte das crianças para um comportamento sedentário. 

"E diminuiu o contato entre as crianças. Com isso, houve um prejuízo na socialização delas, pois ficaram restritas e com uma sociabilidade menor", diz ele.

Para o dr. Alberto, esse considerável período de reclusão foi suficiente para colocar novos hábitos na vida dos pequenos, que precisam ser desconstruídos e as crianças voltarem às brincadeiras ao ar livre. 

"Correr; pular; andar de bicicleta; pular corda, amarelinha; interagir com outras crianças... até para ficarem mais dispersas e ativas, gastando mais calorias e, com certeza, com issso melhorando sua qualidade de vida, interação com outras, melhorando a saúde e o prognóstico mental desses pequenos a médio e longo prazo", expõe. 

Distante cerca de dois meses para o Natal, época em que a comilança é liberada, o pediatra destaca que é preciso maneirar no consumo de coisas muito calóricas. 

Criança saudável

Pensando no bem-estar dos pequenos, a Unimed Campo Grande preparou, neste domingo (16), o Dia da Criança Saudável, aberto para todas as idades. 

Gratuito e aberto a toda a comunidade, a programação incluirá atividades recreativas, música, pintura facial, câmera 360º e a Provinha Kids, com pedalada para a criançada. 

Fabiana Perin é coordenadora de Comunicação e Marketing da Unimed Campo Grande, e destaca a importância desta ação, a segunda após dois anos de pandemia. 

"Desta vez, voltado principalmente para as crianças, porque entendemos que os bons hábitos começam desde a infância, e por isso precisam ser incentivados desde cedo. O evento vem também para reforçar ainda mais o movimento Mude1Hábito, que visa estimular pequenas mudanças, sempre para hábitos mais saudáveis, que promovam saúde e qualidade de vida das pessoas”, argumenta ela. 

Ainda, o Dr. Alberto lembra que é importante que os pais percebam que as crianças, justamente, precisam ser crianças. 

"De uma maneira leve, saudável. A interação social é importante, os hábitos saudáveis também; atividades físicas; movimentação com atividades aeróbicas. A criança fica um ser mais leve, produtivo, fácil de compreender as coisas e realmente mais maleável, a percepção para as coisas podendo aumentar e aumentar o leque de entendimento", finaliza ele. 

Assine o Correio do Estado