Logo Correio do Estado

QUE OS JOGOS COMECEM Dubladores, cosplayers, gamers e k-poppers revivem cultura geek local com 1º dia da Parada Nerd Primeira voz do Ash, Fábio Lucindo; dubladora dos animes e games, Luísa Horta, e o ícone gamer, Gabriel Kami, falam ao Correio do Estado sobre vinda à Capital 21 OUT 2022 • POR Leo Ribeiro • 16h25
Evento volta ao cenário local, após hiato pandêmico de dois anos   Divulgação

Como a fênix de Dumbledore, a Parada Nerd volta após dois longos anos (de hiato pandêmico) ao cenário geek de Campo Grande, trazendo para o público local cosplayers profissionais, dubladores marcantes e um ícone do mundo dos games para agitar os três dias de evento, realizado até domingo (23), no Bosque Expo. 

Entre as atrações, o público daqui dará as boas vindas à três atrações nacionais - entre várias outras - que nunca visitaram a Cidade Morena, os dubladores Fábio Lucindo e Lucindo Horta, e o ex-jogador profissional de League Of  Legends, Gabriel Kami. 

Criador de conteúdo e influenciador da paiN Gamming, ícone no mundo dos E-sports, Kami ressalta a felicidade de ser exemplo e inspiração para muitas pessoas que pensam em se tornar um verdadeiro gamer. 

"Sempre me perguntam dicas, planos de carreira, como é que faz para começar? qual o melhor jeito de lidar com isso?", explica ele. 

Sobre a profissão, como atleta profissional do mundo dos games, ele frisa que - diferente da casualidade que muitos jogos oferecem -, essa é uma jornada difícil de se trilhar. 

"Porque é um meio super competitivo, é um ambiente de alta performance jogar profissionalmente é difícil, tem que ser muito bom e estar disposto a sacrificar muita coisa", comenta. 

Ainda, ao dar dicas quando perguntado sobre esse cenário, ele cita que é preciso - em primeiro lugar - amar esse meio, e realmente querer muito isso para sua vida. 

"Porque tem outras carreiras em jogos que, até do ponto de vista financeiro, valem mais a pena, né? A própria criação de conteúdo costuma remunerar melhor do que o jogador profissional no Brasil, né? Não é tão valorizado assim", expõe Kami. 

Entre os requisitos para os que se interessam, Kami lista que é preciso ser muito bom; idealmente, saber trabalhar em equipe e estar disposto à aprender, entre tantos outros. 

"Sempre tento passar o feedback para a galera que pergunta, e não são poucos. Muita gente quer jogar profissionalmente. Eu acho que receber para jogar o que você ama é o trabalho dos sonhos, né?"

Nerds campo-grandenses

Sem nunca ter vindo à Campo Grande, Kami fala que a expectativa é legal e inclusive recebeu comentários sobre a visita. 

"Assim que anunciaram o evento, alguns amigos falaram 'olha só quem vai vir para cá'. Nunca tinha ido e estou super animado", diz; 

Sobre esse nível felicidade, ele expõe que tem conseguido nutrir uma energia diferente, passando por diversos eventos nerds nacionais. 

"Acho que dos eventos, de um modo geral, o público estava muito carente, por causa da pandemia. Acho que, pela experiência que estou tendo viajando bastante ultimamente, a galera está muito animada, o público está mais caloroso que o normal... então estou super feliz de encontrar com o pessoal aí de Campo Grande que me acompanha", fala Gabriel Kami. 

Ainda, ele lembra que, nas cidades que passa frequentemente, é comum encontrar visitantes recorrentes, enquanto que um universo novo de nerds para se conhecer tem interessado o Kami, que espera se divertir no último dia do evento (23).  

"Domingo eu viajo, espero passar o dia inteiro com a galera, trocar ideia e responder todas as perguntas. Normalmente eu fico um tempinho no palco, conversando com a galera, não sei como vai ser a dinâmica no palco, mas espero ter bastante tempo para ficar conversando com a galera, que da minha visão é sempre a parte mais divertida, de responder as perguntas e interagir com a galera", completa. 

Dubladores

Tradição na Parada Nerd - que já trouxe Charles Emmanuel, Úrsula Bezerra e Guilherme Briggs -, esse ano a PN traz a dubladora Luísa Horta e também o Fábio Lucindo. 

Voz dos animes e dos games, Luísa revela que a vinda até Campo Grande, apesar da primeira vez, será inclusive de reencontro. 

"Primeiro porquê eu não conheço Campo Grande, e todo mundo sempre me falou que é uma cidade incrível que tem muita coisa para conhecer. E segundo porque essa semana mesmo, recebi mensagem de uma amiga super antiga, que fazia muitos e muitos anos que a gente não conversava. E ela me falou que vai estar no Parada Nerde, então a gente vai se reencontrar depois de muito tempo, estou realmente muito ansiosa e vai ser muito legal", expõe ela. 

Atriz e dubladora, Luísa explica que não entrou no mercado da dublagem há tanto tempo, mas já acumula personagens em franquias renomadas, entre eles: 

"Às vezes algumas pessoas vêm mandar mensagem por rede social, ou pessoalmente em evento de anime. Às vezes chamam a gente pelo nome do personagem e eu sinceramente acho isso incrível", diz. 

Luísa explica que isso se dá, graças ao seu gosto pelo assunto, como grande consumidora de animes e da cultura nerd, deixando uma dica para os fãs campo-grandenses que encontrarem com ela no evento. 

"Primeiro, porque eu sou extremamente otaku, eu sou apaixonada por animes, então eu amo quando me chamam pelo nome das personagens que eu dublei, e segundo porque é um reconhecimento do nosso trabalho, né? Então. Fico super grata e super honrada", comenta. 

Semelhante, Fábio Lucindo também vêm à Campo Grande pela primeira vez, com uma expectativa que, segundo o dublador, não poderia ser maior, deixando os trabalhos direto para sua viagem. 

"Acabei de definir meus horários de estudio, já saio de lá e vou correndo para o aeroporto, estou de mala pronta e com expectativa", revela ela. 

Ainda, empenhado mas pouco familiarizado com a cultura, Lucindo se diz animado, inclusive para experimentar a culinária local, que levantou uma curiosidade. 

"Queria conhecer, nunca fui para Campo Grande, estou afinzão e quero até tomar uma sopa paraguaia, já fiz umas pesquisas assim, estou muito feliz e, putz, animadíssimo para ir", comenta o dublador. 

Também, ele comenta a proximidade que a identificação do trabalho causa com o público, por conta da familiaridade da voz de uma pessoa com a de um personagem. 

"Eu acho uma das graças da profissão, na verdade, acho muito bacana. Gosto até dessa coisa de ser escondido, das pessoas às vezes nem ligar o nome à pessoa, à nossa imagem e voz, gosto desse ruído de comunicação que dá, gosto de revelar isso também... de todas as partes dessa coisa da familiaridade, do pessoal gostar e de às vezes nem ser reconhecido por isso. Todos os aspectos dessa ideia, me sinto feliz e muito bem", finaliza. 

Serviço: Realizado em parceria com Sesc MS e Shopping Bosque dos Ipês - além do patrocínio: BDM Digital -, a Parada Nerd acontece de sexta (21) até domingo (23), no Bosque Expo, que integra o Shopping Bosque dos Ipês, localizado na Av. Cônsul Assaf Trad, nº 4.796. Informações pelo instagram @paradanerd

Assine o Correio do Estado