Logo Correio do Estado

Diálogo Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta sexta-feira, 4 de novembro de 2022 Por Ester Figueiredo (dialogo@correiodoestado.com.br) 4 NOV 2022 • POR Por Ester Figueiredo (dialogo@correiodoestado.com.br) • 05h00
Arquivo Correio do Estado  

Leon Tolstói - escritor russo

"Os homens distinguem-se entre si também neste caso:
alguns primeiro pensam, depois falam e, em seguida, agem;
outros, ao contrário, primeiro falam, depois agem e, por fim, pensam”.

FELPUDA

A tentativa de se tornar liderança política custe o que custar continua sendo motivo de frustração para certa figurinha.

Depois de brigar por uma vaga no Legislativo federal e não conseguir, ela partiu para o embate por uma cadeira no Executivo e sofreu nova decepção.

Assim, resolveu disputar, neste ano, uma das oito vagas da Câmara dos Deputados e foi, mais uma vez, rejeitada nas urnas.

Detalhe: em todas as “pelejas”, o dito-cujo estava em partidos diferentes.

Ritmo

Desde o início da coleta do Censo Demográfico 2022, em 1º de agosto, até o dia 31 de outubro, foram recenseadas 136.022.192 pessoas, em 47.740.071 domicílios no Brasil.

Dessas, 31,69% na Região Nordeste, 38,45% no Sudeste, 13,99% no Sul, 8,88% no Norte e 6,99% no Centro-Oeste.

Até então, 48,3% da população recenseada é de homens e 51,7% de mulheres.

Ranking

O estado mais adiantado, ou seja, com maior proporção de pessoas recenseadas em relação à população estimada, é o Piauí (86,08%), seguido por Sergipe (83,19%) e Rio Grande do Norte (80,48%).

Os menos adiantados são Mato Grosso (42,72%), Amapá (51,47%) e Acre (54,07%). O total já recenseado corresponde a 63,77% da população estimada do País.

“Um Tal Cheiro de Ambrosia – Conversas com Vó Iracema” é o título do livro da chef Roberta Sudbrack, que tem lançamento marcado para este domingo, em São Paulo.

Durante a pandemia, ela publicava em suas redes sociais “cartas” dirigidas à avó, para amenizar a saudade.

Foram selecionadas 37 delas para publicação no livro. As fotografias e os objetos pessoais foram usados pelos artistas Márcia Albuquerque e Maurício Planel na composição das colagens que completam a narrativa.

Além disso, um pequeno caderno de receitas também foi pensado a partir das memórias afetivas de Roberta e das histórias contadas à beira do fogão. Algumas delas, inclusive, foram escritas pela primeira vez, e por isso foi conservado o modo simples com que a avó Iracema pensava quando cozinhava.

Chef Roberta Sudbrack - Dom Diego/Divulgação

Pingos nos is

Para definição de algumas diretrizes de trabalho na formação da equipe de transição, o governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) já promoveu sua primeira reunião, no dia 1º.

Nesses dois meses que antecedem a sua posse, em 1º de janeiro, esse grupo estará atuando para os ajustes entre a administração que se encerra e a futura gestão.

Pausa

O governador eleito Eduardo Riedel vai curtir uma semana de descanso com a família. No retorno, ele deverá anunciar nomes para compor o seu primeiro escalão.

Enquanto isso, a equipe de transição estará a pleno vapor.

Flávio Alcântara de Carvalho e Jefferson de Almeida - Arquivo Pessoal

Cotado

Um dos nomes que se ouve com a possibilidade de ser convidado para o time de secretários de Estado da nova administração é o do deputado eleito Pedro Caravina (PSDB).

Ele tomaria posse e se licenciaria para poder assumir a Pasta de Infraestrutura onde, inclusive, já foi secretário-adjunto no atual governo.

Cadeira

Caso ocorra essa movimentação no ninho tucano, o primeiro suplente do PSDB, vereador João César Mattogrosso, assumiria a cadeira de Pedro Caravina na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Ele foi secretário de Estado de Cidadania e Cultura também do governo Reinaldo Azambuja.

Tato Malzoni - Waldemir Filetti

Aniversariantes

Colaborou Tatyane Gameiro