O tanque Rios Grandes, localizado no Bioparque Pantanal, recebeu novos moradores nesta quinta-feira (3): dourado de 80 centímetros, duas cacharas e outros peixes.
Mas, a principal atração é o pintado de 1,30 metro e 30 quilogramas. O peixe, batizado de Adriano, nome em homenagem a seu doador, chamou a atenção de quem passava pelo local devido seu tamanho.
É uma espécie carnívora, que se alimenta de tuvira, minhocuçu, curimbatá e pequenos peixes. Pode ser utilizado no controle de população de tilápias em açudes e tanques. Faz parte da culinária de povos indígenas e de quem aprecia carne branca, macia e sem espinhas.
Os novos habitantes fazem companhia para três pirarucus (animal que pode atingir três metros e pesar entre 100 e 200 quilos), a jaú Maria Fernanda (que tem mais de 20 quilos) e um pintado.
De acordo com o biólogo e curador do Bioparque, Heriberto Gimenez Júnior, as espécies desse tanque têm comportamento territorialista, ou seja, peixes maiores são soltos primeiro.
Os animais ficam em quarentena, em um tanque separado. Eles são soltos gradativamente, de acordo com o seu tamanho, primeiro os maiores e depois os menores.
Outra espécie, “de filme”
Peixes Palhaços, espécie que ficou famosa no filme Procurando Nemo, também são atração no ponto turístico. Eles foram soltos em agosto deste ano e chamaram a atenção da criançada.
O peixe palhaço é de água salgada, apresenta coloração Vermelho-ferrugem, com listras verticais, cabeça curta, boca pequena, dentes pouco desenvolvidos.
Encontrado nos oceanos Atlântico e Pacífico, passa todo o tempo perto das anêmonas do mar que são animais invertebrados, geralmente confundidos com flores.