Logo Correio do Estado

DANÇA DAS CADEIRAS No ninho dos tucanos de MS, eleito deputado federal pode virar secretário e suplente assumir mandato João César Mattogrosso, vereador, ficou com primeira suplência, mas pode ir para parlamento estadual 10 NOV 2022 • POR Beatriz Feldens • 15h30
PSDB elegeu três deputados   Arquivo / Correio do Estado

De olho num dos 24 mandatos da Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul (AL-MS), o vereador de Campo Grande, João César Mattogrosso, do PSDB, tentou ser eleito deputado estadual, porém alcançou a primeira suplência após o resultado do pleito realizado dia 2 de outubro deste ano.

O Correio do Estado apurou por meio dos bastidores políticos da Câmara dos Vereadores que afirmam que o parlamentar deve assumir uma cadeira na Assembléia, pois um futuro secretário estadual do governador eleito Eduardo Riedel, também do PSDB, sairá da bancada do partido do legislativo estadual.

Entre os eleitos e reeleitos deputados estaduais, seis são tucanos, entre eles o atual presidente da AL-MS, Paulo Corrêa, a líder do Governo, Mara Caseiro, Caravina, Jamilson Name, Lia Nogueira e Zé Teixeira, sendo Caseiro e Teixeira cotados para disputarem a presidência da Casa.

Especula-se que o eleito Caravina deve ir para o primeiro escalão do governador eleito, Eduardo Riedel. As definições do secretariado estadual deva ser definido na primeira quinzena de dezembro.

Nesse cenário, o suplente de vereador do PSDB Ademir Santana voltaria a legislar na Câmara de Campo Grande, enquanto Mattogrosso assumiria a cadeira de algum parlamentar na AL-MS que pode ser indicado para chefiar alguma secretaria estadual.

Quem também alimenta expectativas positivas pelo mesmo motivo, porém com suplência no Câmara dos Deputados, é o vereador tucano Juari Lopes Pinto, conhecido como Professor Juari, que disse ao Correio do Estado que "está à disposição".

"Se por ventura um dos três [deputados federais da legenda] vierem assumir alguma Secretaria, com certeza o direito da vaga é meu. Agora dizer que criei expectativas, não.

Estou muito tranquilo e sereno, pois depende da decisão do Eduardo Riedel, do governador, que até agora não anunciou secretário, nem equipe de transição. Então irei aguardar dentro do prazo que tenho, que é até 2024, enquanto vereador. Mas as expectativas são positivas", disse.

Os três representantes do PSDB na Câmara Federal são os deputados federais Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e o ex-secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Assine o Correio do Estado