Logo Correio do Estado

CAMPO GRANDE

Com 1,5 mil doses disponíveis, vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos inicia hoje

Vacinação é exclusiva para crianças com comorbidades, mas, caso sobre vacinas no fim do dia, serão liberadas para a moçada sem comorbidades

12 NOV 2022 • POR NAIARA CAMARGO E CAUÊ REIS • 14h00
vacinação contra Covid-19 em bebês de seis meses a dois anos de idade com comorbidades começa hoje(12)   Foto: Divulgação / Prefeitura de Campo Grande

Crianças de seis meses a dois anos de idade, com comorbidades, podem se vacinar contra Covid-19, a partir deste sábado (12), em cinco unidades de saúde de Campo Grande.

A vacinação ocorre das 7h às 17h na UBS 26 de Agosto, USF Moreninha, UBS Dona Neta, UBS Caiçara e UBS Silvia Regina.

Ao todo, 1,5 mil doses estão disponíveis, nesta primeira etapa de vacinação, para vacinar bebês e crianças com comorbidades.

Mas, se sobrar vacinas no fim do dia, crianças sem comorbidades poderão receber o imunizante.

Servidores das unidades de saúde irão anotar o contato de pais com crianças nesta faixa etária e que não apresentam condições pré-existentes, mas foram aos pontos de vacinação para tentar imunizar seus filhos.

A expectativa é que 32.161 crianças de seis meses a dois anos, com e sem comorbidades, se vacinem em Campo Grande.

Pais ou responsáveis devem levar seus filhos até uma unidade de saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação. Apesar do feriado, a vacinação ocorrerá normalmente na segunda (14) e terça-feira (15).

O esquema de vacinação será composto por três doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de quatro semanas entre as doses e a terceira dose com um espaço de oito semanas, após a segunda dose.

As comorbidades levadas em consideração para vacinação desta faixa etária são:

Diabetes miellitus; 

Pneumopatias crônicas graves; 

Hipertensão Arterial Resistente; 

Hipertensão Arterial estágio 3; 

Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; 

Insuficiência Cardíaca; 

Cor-pulmonare e Hipertensão pulmonar; 

Cardiopatia Hipertensiva; 

Síndromes Coronarianas; 

Valvopatias; 

Miocardias e Pericadiopatias; 

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; 

Arritmias cardíacas; 

Cardiopatias Congênitas; 

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; 

Doenças Neurológicas Crônicas; 

Doença renal crônica; 

Imunocomprometidos; 

Hemoglobinopatias graves; 

Obesidade mórbida; 

Síndrome de Down; 

Cirrose Hepática. 

A reportagem do Correio do Estado percorreu postos de saúde em Campo Grande e notou que o movimento na UBS 26 de agosto estava tranquilo e sem filas. Até 10 horas de hoje, apenas um bebê se vacinou contra Covid-19 no local.

Já na UBS Dona Neta, o movimento foi intenso para colocar doses de rotina em dia. Alguns bebês se vacinaram contra Covid-10 no início da manhã.

A funcionária pública, Patrícia, aproveitou o dia de folga para tomar a quarta dose da vacina. Os filhos Victor e Letícia, de 13 e 15 anos, respectivamente, estão imunizados com as três doses. 

"Incentivo a vacinação, sempre posto na internet. É segura e muito importante para esse momento que estamos vivendo", disse.

A dona de casa, Carmelita Pereira Silva de Oliveira, levou a neta, Ana, de sete anos, para tomar a dose de reforço contra Covid-19. "Consegui vacinar após 40 minutos de espera", contou.