Logo Correio do Estado

TEMPO Tempestade derruba árvore, muro e deixa 27 bairros sem energia em Campo Grande Capital registrou 48,8 milímetros de chuva até as 5 horas desta segunda-feira (14) 14 NOV 2022 • POR NAIARA CAMARGO • 10h44
Chuva provocou estragos na Capital   MARCELO VICTOR

Campo Grande adormeceu e amanheceu debaixo d’água de ontem para hoje (14). A chuva começou por volta das 22 horas de domingo (13) e encerrou às 8 horas e 30 minutos de segunda-feira (14).

A chuvarada veio acompanhada de ventos e raios. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, foram registrados 48,8 milímetros, ventos de 71 km/h e 1.670 raios na madrugada de hoje, em Campo Grande.

O temporal deixou destruições pelas ruas da Capital. A força do vento derrubou uma árvore de médio porte, na rua Manoel Pereira de Souza, bairro Los Angeles. Por enquanto, a passagem de veículos está bloqueada em uma mão da via. Ruas também estão alagadas.

Um muro também caiu com a força dos ventos na noite de ontem, no bairro Los Angeles. Veja o vídeo:

De acordo com a Energisa, 27 bairros estão parcialmente sem energia na manhã desta segunda-feira (14), após quedas de árvore que provocaram rompimento de cabos. São eles:

  1. Moreninha

  2. Alves Pereira

  3. Jardim Leblon

  4. Universitário

  5. Portal Caiobá

  6. Vila Bandeirante

  7. Jardim Bela Vista

  8. Conjunto Aero Rancho

  9. Jardim Centenário

  10. Vila Margarida

  11. Vila Nasser

  12. Jardim Centro Oeste

  13. Jardim Los Angeles

  14. Coophavila II

  15. Parque Residencial União

  16. Tiradentes

  17. Jardim São Conrado

  18. Coronel Antonino

  19. Nova Lima

  20. Santa Fé

  21. Vila Santo Antônio

  22. Jardim Autonomista

  23. Santo Amaro

  24. Pioneiros

  25. Jardim Tarumã

  26. Itanhangá Park

  27. Jardim Batistão

De acordo com a empresa que distribui energia elétrica, o plano de contingência foi acionado e a equipe foi triplicada para atender ocorrências de falta de energia.

O domingo foi de calor de 35ºC em vários municípios do Estado. Nhumirim (36,7ºC) e Corumbá (36,3ºC) estavam entre as cidades mais quentes do País neste domingo. Mas, a chuva veio à noite e aliviou as altas temperaturas.

Com a chuva, a umidade relativa do ar saltou de 25% para 100%. A precipitação foi suficiente para elevar a umidade relativa do ar, melhorar a qualidade de respiração e provocar leve queda nas temperaturas.

A chuva também atingiu municípios do interior. Os maiores acumulados ficaram concentrados em Sidrolândia (42,8 mm), Rio Brilhante (30,2 mm) e Ivinhema (27,4 mm).

O tempo deve continuar chuvoso, nublado, instável e com temperaturas amenas nesta segunda-feira (14), de acordo com alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com isso, pode haver tempestades com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, o feriado da Proclamação da República, celebrado nesta terça-feira (15), deve ser de tempo firme em Mato Grosso do Sul. O tempo abre e temperaturas voltam a subir a partir de amanhã (15). 

Cuidados

O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira: