O feriado da Proclamação da República deve ter tempo firme em Mato Grosso do Sul. A chuva e o clima ameno devem permanecer apenas nesta segunda-feira (14).
Com a atuação de um sistema de baixa pressão em todo o Estado, há previsão de temporais significativos ainda nesta segunda.
De acordo com o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com validade até a madrugada de terça, devem haver chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos na maioria das cidades sul-mato-grossenses.
Além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O clima permanece úmido e com as temperaturas baixas devido a grande cobertura de nuvens.
Contudo, a partir desta terça-feira (15), o sistema deve se locomover sentido norte, rumo a Mato Grosso e Goiás, deixando o tempo firme em boa parte do Estado.
“Na terça o sistema já se afasta rapidamente, e não há mais previsão de chuvas, com exceção das cidades ao norte, que podem ter alguns chuviscos”, afirma Cléber Souza, meteorologista do Inmet.
Ao longo da semana, com a trégua nas chuvas, o calor volta e pode ultrapassar os 30ºC. “A tendência nos próximos dias é da volta das altas temperaturas, com o afastamento do sistema de baixa pressão, algumas cidades podem registrar mais de 30ºC ao longo da semana”, conclui o meteorologista.
O feriado deve ter mínima de 19ºC e máxima de 28ºC em Campo Grande. Na região pantaneira, Corumbá terá mínima de 19ºC e a máxima pode chegar aos 36ºC. Na fronteira, Ponta Porã pode chegar aos 30ºC e com mínima de 14ºC. Em Três Lagoas, a mínima será de 19ºC e máxima de 33ºC.