Logo Correio do Estado

Soraya diz por redes sociais que 'golpistas' clonaram seu WhatsApp

Senadora de MS disparou alerta: "não envie dinheiro ou qualquer informação"

18 NOV 2022 • POR Celso Bejarano • 18h15
Celular de senadora foi clonado   Foto: Arquivo / Correio do Estado

A senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke, do União Brasil, divulgou nesta sexta-feira (18) via redes sociais que seu whatsapp foi clonado.

Em conta do Facebook, ela postou: "Atenção. Clonaram o meu WhatsApp. Não envie dinheiro ou qualquer informação para os golpistas". Não há mais detalhes no comunicado.

Ainda de acordo com informações de pessoas ligadas à senadora, o golpista teria tentando fazer contato com a mãe dela, mas não conseguiu.

O QUE FAZER?

De acordo com texto publicado no portal da Serasa, birô de crédito, há dicas para se proteger do crime em questão.

Meu WhatsApp foi clonado. E agora?

Você já viu como saber se seu WhatsApp foi clonado. Mas, se mesmo com todos os cuidados você perceber que o seu aplicativo foi hackeado, é necessário tomar algumas atitudes para evitar transtornos maiores.

A primeira delas é recuperar a sua conta. Para isso, entre no WhatsApp com o seu número de telefone e confirme o código que receberá por SMS. Assim que fizer o processo, a pessoa que estiver com a sua conta indevidamente será desconectada.

Além disso, assim que perceber que o seu WhatsApp foi clonado, avise amigos e familiares por mensagens em redes sociais, e-mails e ligações para que não falem com o golpista que está se passando por você.

Depois que resolver a situação, siga alguns procedimentos para aumentar a segurança da ferramenta e evitar que novos golpes ocorram:

Nunca compartilhe o código de registro do WhatsApp enviado por SMS;

Ative a confirmação em duas etapas, clicando em "Configurações" e "Conta" para criar um PIN;

Tenha um antivírus para identificar possíveis ameaças em seu celular;

Utilize sempre a versão oficial do WhatsApp e faça o download do aplicativo apenas na loja de aplicativo do seu smartphone;

Altere as suas configurações de privacidade para que apenas os seus contatos vejam a sua foto de perfil;

Se receber algum pedido estranho de amigo ou familiar, principalmente relacionado a dinheiro, confirme isso por ligação para evitar cair em golpes.

Agora você já descobriu como saber se seu WhatsApp foi clonado, fica mais fácil se proteger. Como dissemos, essa ferramenta conta com tecnologia de ponta para garantir mais segurança e privacidade aos usuários, mas os criminosos também se aperfeiçoam para "burlar" essa proteção.

Assine o Correio do Estado