A prefeitura irá disponibilizar a quarta dose da vacina contra Covid-19 para a população com 30 anos ou mais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a imunização para esse grupo estará aberta a partir deste sábado (19) e para receber essa dose de reforço é preciso que a pessoa tenha tomado a 3º dose há pelo menos quatro meses.
Neste sábado, a imunização estará disponível das 7h00 às 17h00, na Unidade Básica de Saúde Dona Neta, região do Anhanduizinho, na Unidade da Saúde da Família Moreninhas e na UBS 26 de Agosto.
Para receber a dose de reforço é preciso comparecer em alguma dessas unidades de saúde portando documento de identificação com foto e comprovante das doses anteriores.
Conforme já divulgado pelo Correio do Estado, das 700.352 mil pessoas aptas a receberem a primeira dose de reforço, 290.345 ainda não se vacinaram, o que corresponde a 41,45% do público esperado.
Até então, 377.066 pessoas estavam aptas a receber a quarta dose da vacina, das quais apenas cerca de 140 mil foram imunizadas.
Ainda segundo a Sesau, quase dois milhões de doses de vacinas foram aplicadas em Campo Grande, contudo, a quantidade de pessoas que procuram os postos de vacinação está caindo, o que se reflete no índice de moradores com esquema vacinal completo.
O titular da pasta, José Mauro Filho, alerta a população que, embora a dose seja chamada de reforço como se fosse apenas mais uma opção, na verdade elas não são opcionais.
“O esquema primário, da maioria das vacinas é de duas doses, contudo o Ministério da Saúde recomenda estes dois reforços, visto que com o passar do tempo se percebe que há uma redução na eficácia da vacina”, explica.
O secretário ainda afirma que com o surgimento de novas variantes do coronavírus, completar as doses de imunização é ainda mais importante.
“Ainda não temos casos confirmados da subvariante da Ômicron em Campo Grande, mas nos estados vizinhos já se tem casos confirmados, assim é somente questão de tempo para que ela seja registrada aqui também”, completa.
RETOMADA
O Correio do Estado mostrou, na quarta-feira (16) que a vacinação da quarta dose para pessoas com até 35 anos estava paralisada há quatro meses e a Sesau não tinha previsão de retomar a imunização para esse público.
Agora, de acordo com a pasta, a imunização será retomada com o uso da vacina Astrazeneca, que está em estoque, já que o Ministério da Saúde não disponibilizou novas doses de Coronavac.
A imunização também estará disponível para bebês de seis meses a três anos e para crianças de 3 a 5 anos.
Para crianças de 3 e 4 anos, a imunização continua paralisada.
CASOS E MORTES
Até novembro de 2022, foram confirmados mais de 89 mil casos da infecção apenas em Campo Grande, sendo que a maior parte não teve necessidade de internação.
Desde o início da pandemia, 4,6 mil óbitos foram registrados em decorrência da infecção.