Logo Correio do Estado

AVANÇO Prefeitura de Campo Grande abre vacinação da 4ª dose para população com 30 anos ou mais Imunização estará disponível das 7h00 às 17h00 em três unidades de saúde 18 NOV 2022 • POR ANA CLARA SANTOS • 18h41
Prefeitura de Campo Grande abre vacinação da 4º dose para população com 30 anos ou mais   Arquivo/Correio do Estado

A prefeitura irá disponibilizar a quarta dose da vacina contra Covid-19 para a população com 30 anos ou mais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a imunização para esse grupo estará aberta a partir deste sábado (19) e para receber essa dose de reforço é preciso que a pessoa tenha tomado a 3º dose há pelo menos quatro meses.

Neste sábado, a imunização estará disponível das 7h00 às 17h00, na Unidade Básica de Saúde Dona Neta, região do Anhanduizinho, na Unidade da Saúde da Família Moreninhas e na UBS 26 de Agosto.

Para receber a dose de reforço é preciso comparecer em alguma dessas unidades de saúde portando documento de identificação com foto e comprovante das doses anteriores.

Conforme já divulgado pelo Correio do Estado, das 700.352 mil pessoas aptas a receberem a primeira dose de reforço, 290.345 ainda não se vacinaram, o que corresponde a 41,45% do público esperado.

Até então, 377.066 pessoas estavam aptas a receber a quarta dose da vacina, das quais apenas cerca de 140 mil foram imunizadas.

Ainda segundo a Sesau, quase dois milhões de doses de vacinas foram aplicadas em Campo Grande, contudo, a quantidade de pessoas que procuram os postos de vacinação está caindo, o que se reflete no índice de moradores com esquema vacinal completo.

O titular da pasta, José Mauro Filho, alerta a população que, embora a dose seja chamada de reforço como se fosse apenas mais uma opção, na verdade elas não são opcionais.

“O esquema primário, da maioria das vacinas é de duas doses, contudo o Ministério da Saúde recomenda estes dois reforços, visto que com o passar do tempo se percebe que há uma redução na eficácia da vacina”, explica.

O secretário ainda afirma que com o surgimento de novas variantes do coronavírus, completar as doses de imunização é ainda mais importante.

“Ainda não temos casos confirmados da subvariante da Ômicron em Campo Grande, mas nos estados vizinhos já se tem casos confirmados, assim é somente questão de tempo para que ela seja registrada aqui também”, completa. 

RETOMADA

O Correio do Estado mostrou, na quarta-feira (16) que a vacinação da quarta dose para pessoas com até 35 anos estava paralisada há quatro meses e a Sesau não tinha previsão de retomar a imunização para esse público. 

Agora, de acordo com a pasta, a imunização será retomada com o uso da vacina Astrazeneca, que está em estoque, já que o Ministério da Saúde não disponibilizou novas doses de Coronavac.

A imunização também estará disponível para bebês de seis meses a três anos e para crianças de 3 a 5 anos.

Para crianças de 3 e 4 anos, a imunização continua paralisada. 

CASOS E MORTES

Até novembro de 2022, foram confirmados mais de 89 mil casos da infecção apenas em Campo Grande, sendo que a maior parte não teve necessidade de internação.

Desde o início da pandemia, 4,6 mil óbitos foram registrados em decorrência da infecção.