Mato Grosso do Sul agora tem uma nova data para comemorar. Neste 19 de novembro, foi instituído o Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense.
O momento rememora a primeira exibição pública de uma projeção, que aconteceu em Corumbá, no dia 19 de novembro de 1903. Conforme a publicação do jornal "O Brazil", de 24 de novembro de 1903, relata que a projeção ocorreu na tenda do circo Palma e recebia um Cynematographo, aparelho de projeção que exibiu pequenas esquetes animadas.
O projeto de lei que instituiu a data foi aprovado nesta semana, na Assembléia Legislativa. "Dia 19 de novembro de 1903, marcou a primeira projeção pública no estado de Mato Grosso do Sul, após esse evento e assim como em todo o mundo as projeções cinematográficas se transformaram em janelas para o mundo, e durante muitos anos os cinemas foram os principais espaços de convivência social, de informação e entretenimento", trecho da justificativa do projeto.
A partir disso, a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania junto com a Fundação de Cultura de MS, lançam um mapeamento para coletar informações pertinentes ao setor, com intuito de organizar dados para formulação de políticas objetivas que favoreçam a cadeia produtiva, seja no âmbito cultural ou econômico.
Vários fatores influenciaram no surgimento da necessidade desses dados, como por exemplo a criação do Curso de Audiovisual na UFMS em 2019, a crescente produção em função da pandemia e a perspectiva de investimento no setor no âmbito estadual e nacional nos próximos anos.
O mapeamento que será realizado até o dia 10 de dezembro está sendo gerenciado pelo Museu da Imagem e do Som e pode ser acessado e preenchido de forma simples por computadores ou celulares.