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No segundo fim de semana de Enem, estudantes criticam ensino remoto durante a pandemia Os portões foram fechados às 12h e os candidatos começaram a fazer as provas, rigorosamente, às 12h30 20 NOV 2022 • POR Elias Luz, Alison Silva • 12h40
Estudantes criticaram ensino remoto   Foto: Marcelo Victor

No segundo fim de semana de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), estudantes sul-mato-grossenses desabafam pelo fim do tormento por tantos estudos, dão graças a Deus pela assimilação de conhecimentos e, ao mesmo tempo, renovam as esperanças pela aprovação rumo ao ensino superior.

Para Rafael Correia, 18, esse Enem não é brincadeira e o objetivo é não fazer outros. Ele confessou que o período da pandemia foi complicado e que o estudo remoto - via internet - o atrapalhou. "Tive dificuldades, mas em geral foi tranquilo, principalmente se comparado a outros alunos que não tiveram oportunidade de estudar pela internet", analisoi Rafael, que quer fazer direito da Unidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).    

Ele recordou, ainda, que está fez boas provas fim de semana passado e está confiante, mesmo com a grande concorrência. "Fui bem no fim de semana passada, sem muita dificuldade na prova. A redação estava com um tema tranquilo. Hoje será mais pegado porque minha dificuldade está nas ciências exatas. Vamos ver. Ir bem hoje é mais determinante para os meus objetivos do que o fim de semana passado", detalhou o estudante.

A estudante Ana Helena Cabreira, 17, oriunda do ensino privado, relembrou o tema da redação, que foi: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Questionada se ser sul-mato-grossense ajuda mais na redação, ela considerou a possibilidade como indiferente. 

Sua amiga Larissa Cabral, 17, destacou que o objetivo dela e do grupo de amigos é único: "gabaritar, acertar todas as questões". Contudo, ela revelou que ser sul-mato-grossense, ou morar aqui ajudou "sim" na redação. Nasci em Dourados, mas moro em Campo Grande. O tema da redação me tranquilizou", disse. A jovem almeja cursar odontologia por meio do ensino público. 

A maior parte dos estudantes disse que quem obteve acesso ao ensino remoto obteve vantagem neste Enem. Para Marcos Antônio, 19, carioca radicado em Campo Grande há três anos e oriundo do ensino público, quem não teve acesso às aulas pela internet teve que se desdobrar. "Quando não há acesso é preciso compensar no esforço. Quem obteve acesso e condições mínimas de estudo larga na frente, sem dúvida" avaliou Marcos Antônio.

Neste Enem, Mato Grosso do Sul teve a terceira taxa do país no Enem digital e sexto no impresso. Acham que isso é bom pra quer fez os dois dias, o que em tese elimina a competição, ou ruim pelo ensino em geral. 

A estudante Vitória Insabralde, 17, que vem da escola pública, o desempenho das provas deste ano vai ser afetado por tudo o que aconteceu durante a pandemia "O ensino remoto é complicado, mas na medida do possível conseguimos estudar. A crítica é mais sobre o formato do ensino do que a continuidade", observou.

Baixa adesão

No primeiro dia de provas, realizado no último domingo (13), o índice de comparecimento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso do Sul foi de 45,1% na modalidade digital e 68,8% no impresso.

Em todo o Brasil, mais de 3,4 milhões de pessoas eram esperadas para o exame, entretanto, cerca de 2,4 milhões fizeram a prova, comparecimento pouco superior a 72%.

Os números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicaram que, com 572 comparecimentos e 1.269 inscrições, o estado obteve a 3ª pior taxa de presença na modalidade digital, superando apenas os estados de Goiás (44,7%) e Tocantins (33,1%). 

No impresso, o estado registrou a 6ª pior taxa de presença do país. Dos 43.415 inscritos, apenas 29.852 compareceram ao exame. Com 68,8% de presença, os índices do estado superam apenas os números de Roraima (64,2%), Goiás (68%),  Amazonas (56,8%), Rondônia (66,9%) e Acre (68,5%).

Sergipe liderou o índice de presenças na modalidade impressa. Dos 57.369 inscritos, 43.702 realizaram o exame. 76,6% de comparecimento, maior percentual entre as 27 unidades federativas do Brasil. Na modalidade digital, a maior taxa foi na Paraíba, onde 251 dos 451 inscritos fizeram a prova. Ao todo foram 32.376 presenças dos 66.544 inscritos na modalidade digital, comparecimento de 48,7%. 

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