Após a abertura dos portões, os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), demonstraram otimismo e incertezas quanto ao exame realizado neste domingo (20). As provas tiveram inicio às 12h30, e os primeiros estudantes deixaram o local de provas às 14h30.
Primeiro a sair do local de provas, Gabriel Garcia (17), disse que o 2º dia do Exame 'foi pedreira'. "Gostaria de fazer Ciências Sociais ou Automação Industrial, em universidade ública seria o ideal", destacou. O jovem disse que acredita ter ido bem, entretanto admitiu "ter chutado" algumas questões.
Apesar do desempenho satisfatório deste domingo, Beatriz de Souza (17), que fez o Enem pela primeira vez neste ano, disse ao Correio do Estado que a expectativa é se preparar melhor para o Enem 2023. "Semana passada eu não estava tão preparada, fiz mais para conhecer porque nunca havia feito (Enem). Essa é minha primeira vez, não sabia como funcionava, foi um sufoco (risos). Isso foi bom para que eu notasse o quanto eu preciso estudar para o 2023, caso eu tente realmente uma faculdade", destacou a estudante campo-grandense.
Para ela, a realização da prova neste ano tem um caráter experimental, segundo Beatriz, serviu para 'quebrar a expectativa'. "Tinha algo em mente (curso). Fiz mais pela quebra de expectativa. Penso realizar dois cursos, Design e/ou Publicidade e Propaganda", pontuou.
A jovem disse que a pandemia não à atrapalhou em relação aos estudos, e que apesar de não ir bem na redação, realizada na semana passada, disse que o tema - "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil -, pode ser bem desenvolvido pelos campo-grandes em razão das diversas etnias indígenas do Estado.
Ao contrário de Beatriz, para Nathan Fernandes (18), também estreante no exame, 'a prova foi de certa forma fácil'. O também campo-grandense pleiteia uma vaga, seja em universidade pública ou privada em 2023. "Penso em um segundo curso voltado ao setor de tecnologia e desenvolvimento de jogos." Fernandes salientou que, apesar de acreditar não ter ido bem na redação, 'dá pra entrar' na Universidade ano que vem. Para ele, o acesso remoto, aderido em razão da pandemia, foi um ganho do período.
Universidade
Àqueles que buscam uma vaga universitária no ano que vem, as inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni) acontecem entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2023, ao passo que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorre entre os dias 14 a 17 do mesmo mês. Aqui, todas as inscrições ocorrem por meio do Ministério da Educação.