Logo Correio do Estado

Futebol ISMAC representa o Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos neste domingo Competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo 27 NOV 2022 • POR Alanis Netto • 10h45
  Divulgação: Governo do Estado

O Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (Ismac) representa, mais uma vez, Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Neste ano, a equipe de Campo Grande disputa a Série B, que teve início neste domingo (27). O primeiro compromisso do time sul-mato-grossense será diante da AFCP (PE), às 14h15 (horário de MS). 

Na segunda-feira (28), o time encara o Urece (RJ), às 9h30 e fecha a participação na primeira fase contra o Cadevi (SP), na terça-feira (29), às 14h15. As semifinais ocorrerão na quarta-feira (30).

A final está prevista para o dia 1º de dezembro, e fechará o calendário da modalidade em 2022. Ao todo, oito equipes participam da competição, em busca de duas vagas na Primeira Divisão do ano que vem.

Comandado pelo técnico Gilson Kamiya, o Ismac encontra-se no grupo B, ao lado do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi/SP), Associação Futsal de Cegos de Pernambuco (AFCP/PE) e Urece Esporte e Cultura (Urece/RJ). 

O grupo A tem Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás (Acelgo/GO), Instituto de Cegos da Bahia (ICB/BA), Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP/PE) e Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (Asdefipel/RS). Segundo a CBDV, as duas primeiras de cada chave cruzam-se nas semifinais (1ºA x 2ºB; 1ºB x 2ºA).

A edição de 2022 marca o retorno da competição, que não pôde ser realizada nos últimos dois anos devido a pandemia da Covid-19.

O Ismac está sendo representado pelos seguintes atletas: Eric Douglas Costa Montenegro e Matheus Fernandes do Nascimento (goleiros); Edson Divino Celso Ferreira, Gabriel Rodrigues Ferreira, Jorge Ramon Villalba, Mauricio Vital Stral, Nivaldo Oliveira dos Santos e Valdir Antonio Lustosa Alcantara (jogadores de linha).

Os jogos são realizados no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). A entidade conta com apoio do Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), para participar da competição.
 

Assine o Correio do Estado.