Logo Correio do Estado

grupo b Inglaterra faz partida "caseira", com vaga já encaminhada Na última rodada da etapa de grupos, ingleses enfrentam o País de Gales, às 15h 29 NOV 2022 • POR daiany albuquerque • 09h30
Harry Kane é dúvida para a partida contra o País de Gales, que define classificados na próxima fase   Divulgação/Inglaterra

A Inglaterra enfrenta o País de Gales hoje, às 15h (de MS), no estádio Ahmed bin Ali, na cidade de Al Rayyan, no Catar, para confirmar a vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo.

A partida “caseira”, já que ambas as seleções fazem parte do Reino Unido, deve garantir os ingleses na próxima fase, já que, para avançar, o rival precisa não só vencer, mas aplicar uma goleada com mais de quatro gols de diferença.

Com quatro pontos, os ingleses golearam o Irã, por 6 a 2, mas empataram, por 0 a 0, com os Estados Unidos.

Na liderança momentânea do Grupo B, até uma derrota por menos de quatro gols garante a seleção inglesa na segunda fase da Copa.

Do outro lado, os galeses somaram apenas um ponto até agora, em um empate com os Estados Unidos, na primeira rodada. E por ter perdido por 2 a 0 contra o Irã, a seleção galesa tem um saldo negativo de dois gols.

Para avançar, precisa da vitória e de uma goleada que recupere esse saldo e retire do rival, resultado muito difícil, já que a equipe penou para fazer um único gol na competição.

Como a vaga está praticamente assegurada, o técnico inglês Gareth Southgate não confirmou se o atacante Harry Kane vai estar em campo contra o País de Gales. 

O treinador afirmou que tem um grupo completo para o jogo e que escolherá o time que possa efetivamente vencer. 

Kane sofreu uma lesão no pé na primeira partida, contra o Irã, mas esteve em campo no empate sem gols com os Estados Unidos.

Durante coletiva de imprensa ontem, Southgate foi perguntado se haveria a possibilidade de poupar a estrela inglesa na partida, mas o comandante não respondeu claramente.

“Obviamente vamos escolher um time que achamos que possa vencer o jogo. Essa é nossa prioridade sempre. Ele [Harry Kane] está bem. Apesar de todos ficarem dizendo que é o tornozelo dele – e eu não sei por que isso, é o pé dele –, ele tem treinado bem. Temos o time inteiro disponível para escolher. É algo que torna a decisão difícil, mas você sempre quer um grupo perfeitamente bem. E, no momento, é o que temos”, limitou-se a dizer o técnico.

Sem ser modesto, Southgate não negou o favoritismo da Inglaterra na partida e afirmou que a equipe já está acostumada com a pressão, mas elogiou o adversário.

“Estamos acostumados com isso, na verdade. Em termos de ranking, sim, é o caso [de ser favorito], e você tem de aceitar a responsabilidade quando entra em campo. Estamos acostumados a jogar com essa sensação, simples assim”, afirmou Southgate.

O treinador também elogiou a estrela do País de Gales, Garreth Bale. Southgate classificou o atacante como “capaz de ser brilhante” e um grande adversário em campo.

OUTROS JOGOS

Ainda pelo Grupo B, Irã e Estados Unidos duelam para passar à próxima fase da competição. A partida será também às 15h (de MS), no estádio Al Thumama.

Mais cedo, porém, outras duas partidas ocorrem simultaneamente na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, pela chave A.

O já eliminado Catar entra em campo pela última vez na competição, para enfrentar a Holanda, às 11h (de MS), no estádio Al Bayt.

No mesmo horário, Equador e Senegal se enfrentam no Estádio Internacional Khalifa.

Holanda e Senegal estão empatados com quatro pontos no Grupo A, seguidos por Equador, com três. Quem vencer garantirá a vaga para o mata-mata do mundial.

Assine o Correio do Estado