Logo Correio do Estado

PRÓXIMA GESTÃO Nome de Simone Tebet 'gravita' entre dois ministérios de Lula Senadora de MS pode assumir em janeiro a Educação ou Cidadania e Desenvolvimento Social 29 NOV 2022 • POR CELSO BEJARANO • 15h28
Gestão de Lula cogita nome de Simone Tebet em dois possíveis ministérios   Marcelo Victor/Correio do Estado

A senadora de Mato Grosso do Sul Simone Tebet, do MDB, surge a poucos dias de o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciar seu primeiro escalão, como certa na lista das opções para chefiar ministérios do governo petista.

O nome dela circula como a provável escolha para ocupar as pastas da Educação ou Cidadania e Desenvolvimento Social.

Perto de um mês para assumir o seu terceiro mandato presidencial, Lula tem sido pressionado pelo meio político a anunciar logo os nomes de seus ministros.

O presidente eleito está em Brasília e, segundo interlocutores, pode anunciar ainda nesta semana o nome de alguns chefes de pastas importantes. O ministério da Fazenda é o que mais atrai as especulações.

O nome de Simone Tebet ficou certo de ocupar um dos ministérios tão logo Lula foi anunciado o vencedor das eleições. Depois de ficar fora do segundo turno, a emedebista anunciou apoio ao petista e ela foi até às ruas gritar pela canidatura de Lula.

Conquistou confiança e passou a ser comentário positivo nos discursos do presidente eleito.

Assim que apareceu na lista como uma das prováveis ministras de Lula, o nome dela foi citado como a eventual chefe da Agricultura. Mas, a possibilidade parece não ter agradado nem a ela.

Passados alguns dias, Simone virou nome quase que obrigatório quando surgiam as especulações acerca do ministério do Desenvolvimento Social.

Na edição desta terça-feira (29), o portal metrópoles publicou uma relação dos ministérios e os nomes de seus futuros comandantes. Simone aparece duas vezes. Veja a lista.

FAZENDA

CASA CIVIL

AGRICULTURA

CIDADANIA/DESENVOLVIMENTO SOCIAL

EDUCAÇÃO

SAÚDE

DEFESA

JUSTIÇA

   SEGURANÇA PÚBLICA

MEIO AMBIENTE

PLANEJAMENTO

ESPORTES

RELAÇÕES EXTERIORES

POVOS ORIGINÁRIOS