A 8ª edição da meia maratona Bonito 21K está marcada para este fim de semana, nos dias 2 a 4 de dezembro, com expectativa de receber cerca de 2 mil atletas de todos os cantos do país para correr e pedalar na cidade eleita inúmeras vezes como melhor destino de ecoturismo do Brasil, com o diferencial de propor ser o primeiro evento lixo zero da cidade turística.
Segundo a organizadora da prova, Kassilene Cardadeiro, reduzir o lixo será uma grande aposta para a cidade considerada a capital do ecoturismo em Mato Grosso do Sul.
“Este ano teremos um novo grande desafio para a Bonito 21K. Firmamos o compromisso de ser o primeiro evento lixo zero da cidade, por meio de uma parceria com a startup Ciclo Azul, e vamos começar os trabalhos já nesta edição”, afirma Kassilene Cardadeiro.
Para os vencedores da meia maratona nas categorias feminina e masculina serão distribuídos mais de 11 mil reais em premiações, além de troféus para os vencedores das categorias por idade. Haverá uma bonificação inédita: em eventual novo recorde da prova, o primeiro lugar recebe uma premiação extra de 50% sobre o prêmio do primeiro lugar.
Desde 2015, a prova emite certificações garantindo maior segurança aos participantes e é oficializada juntamente à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), garantindo aos atletas a aferição e medição do percurso, junto ao árbitro especializado para conferir os resultados. Todavia, a prova de ciclismo é atribuída pela Federação Estadual de Ciclismo.
Nesta edição, a feira com artigos esportivos volta a acontecer, além da programação que contará com talks com influenciadores convidados. A expectativa da organizadora é melhorar a cada edição do evento.
“A Bonito 21K busca, com isso, aprimorar a parte técnica do evento, oferecendo o que há de melhor para nossos corredores e ciclistas”, comenta Kassilene.
No primeiro dia do evento, durante o credenciamento e entrega dos kits aos participantes, um telão na Praça da Liberdade, ponto de largada das provas, estará instalado para que todos possam assistir o jogo entre Brasil e Camarões na Copa do Mundo, às 15h. O projeto Canta Bonito também faz show no local.
Pela terceira vez participando da corrida, Sergio Rocha, morador de Jundiaí (SP) e criador do canal com mais de 300 mil inscritos, "Corrida no Ar", relata que a experiência da prova em Bonito tem seu diferencial.
“Eu adoro a cidade, sempre me recebeu de braços abertos. Corro há 23 anos e trabalho com corrida há cerca de 15 anos, e o que mais me chamou atenção na Bonito 21K é o fato de ser uma prova de destino, em uma cidade turística, com passeios sensacionais. Fiquei impressionado também com a qualidade da organização, e a estrutura tem melhorado ano a ano”, conclui Sergio Rocha.
O diretor técnico da prova, André Milani, reforça que o evento vem sendo preparado com muito carinho para atender os competidores.
“A expectativa é muito boa mais uma vez, esperamos entregar uma prova ainda melhor do que ano passado e proporcionar uma experiência incrível para todos os participantes”, completa André Milani.
O grande desafio desta edição da Bonito 21K é ser o primeiro evento lixo zero de Bonito, surgindo a parceria com a startup Ciclo Azul. O evento também coloca diversos pontos de coleta de lixo durante o percurso e, tudo que for recolhido será tratado e com destino certo, assim como afirma a diretora-executiva da Ciclo Azul, Lívia Medeiros.
“A Ciclo Azul vai estar cuidando de todo o trajeto que os atletas vão percorrer. O objetivo é criar um evento com uma pegada ecológica, com um cuidado a mais com esse destino e com um olhar atento para a questão dos resíduos sólidos, que é um problema ambiental grave e que precisa da nossa atenção. Os atletas podem ficar tranquilos sabendo que vão curtir o evento com uma consciência limpa, de ter deixado nosso atrativo turístico melhor do que quando eles chegaram”, afirma Lívia Medeiros.
Também nesta edição da Bonito 21K, que já firmou parcerias no âmbito social nos eventos anteriores, reitera o compromisso com o Instituto Família Legal, organização não-governamental criada em 2007 que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na área urbana de Bonito, disponibilizando inscrições para os participantes do projeto.
O evento Bonito 21K acontece no asfalto e, além da maratona, percursos de 5 km, 10 km e prova kids, voltada para crianças de 3 a 14 anos. Já na categoria de ciclismo, haverá percursos de 53 e 121 km. As provas de corrida acontecem neste sábado, com largada às 16h30, e as de ciclismo no domingo, com início às 7h. A realização é da ADAC - Associação Desportiva Atletas de Cristo e organização da H2O Ecoturismo, com patrocínio da Ambiental MS Pantanal, apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundesporte, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Sectur e Prefeitura de Bonito. Mais informações no site do evento e pelo Instagram @bonito21k.