Logo Correio do Estado

OPERAÇÃO BOAS FESTAS

Polícia Militar terá Batalhão Virtual para coibir crimes no fim de ano

Operação Boas Festas segue até janeiro, com reforço no policiamento em todo o Estado

5 DEZ 2022 • POR Glaucea Vaccari e Naiara Camargo • 12h33
Polícia Militar terá aumento no efetivo para ações no fim de ano   Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

O policiamento será reforçado durante todo o mês de dezembro em Campo Grande e os demais 78 municípios de Mato Grosso do Sul.

A Operação Boas Festas foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (5) e a novidade para este ano é a criação de um Batalhão Virtual da Polícia Militar.

Segundo o coronel Emerson Almeida, comandante do Policiamento Metropolitano da PM, todas as demandas existentes foram mapeadas para a elaboração das estratégias.

Segundo ele, o Batalhão Virtual foi criado com as demandas repassadas por cada comandante de área.

"Cada comandante passou suas demandas nos seus bairros, na área central, o que precisaria para o final de ano e, em cima dessas demandas, criamos cartões programas para aplicar o policiamento com esses 200 policiais todos os dias, seguindo o horário comercial, inclusive esse horário especial de fim de ano", disse.

Apesar dos locais mapeados, o coronel explica que o telefone 190 continua disponível para denúncias da população.

"Se alguém tiver alguma denúncia, alguma coisa, costuma um nove zero, vai ter um, como é que funciona? Exatamente, quando nada mudou quanto a questão do telefone de emergência continua sendo um nove zero, inclusive o telefone um nove zero nós estaremos agora

Os 200 policiais que o comandante se refere são os que foram destacados para atuar exclusivamente na operação em Campo Grande.

No total, serão 5 mil policiais atuando para previnir e diminuir os índices de criminalidade na Capital e no interior.

"Inclusive nós estaremos agora encaminhando parte desse desse policiamento especial para o 190,  justamente para melhorar a qualidade da  recepção dessas ligações", disse.

"E todas essas ligações elas desaguam para o policiamento ordinário ou para o policiamento especial de final de ano, que vai ter um centro apartado do onde é o Copom [Centro de Operações Policiais Militares] nosso, uma sala especial onde vai ter policiais nesse batalhão virtual operacionalizando, controlando o policiamento do dia a dia", explicou o comandante.

Operação Boas Festas

A Operação Boas Festas segue até o dia 9 de janeiro de 2023.

Segundo a Polícia Militar, o reforço do policiamento no período que compreende o Natal e o Ano Novo tem como foco a prevenção e a redução de crimes, além do aumento da segurança e bem estar da população.

As ações preventivas ocorrem em razão do aumento do fluxo de pessoas pelas áreas comerciais, devido às compras para as festas de fim de ano e ao pagamento do 13º salário.

Em Campo Grande, todas as regiões terão reforço no policiamento.

Estão previstas rondas ostensivas e ações educativas e preventivas.

Nos municípios do interior, o reforço do policiamento será feito com foco nos centros comerciais e locais com maior circulação de pessoas.

Participarão da Operação as unidades especializadas da PM, como Batalhão de Choque, Bope, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Esquadrão de Cavalaria e Batalhão de Polícia Militar Ambiental.