Logo Correio do Estado

Natal Solidário

Papai Noel dos Correios prorroga prazo para adoção de cartinhas

Interessados tem até o dia 16 de dezembro para adotar uma carta; veja como participar

6 DEZ 2022 • POR Alanis Netto • 16h45
  Gerson Oliveira/Correio do Estado

Anualmente, o Correios realiza a campanha “Papai Noel dos Correios”, que recebe cartinhas enviadas por crianças em situação de vulnerabilidade social, para que seus pedidos sejam atendidos e o Natal se torne uma data mais especial.

Em Mato Grosso do Sul, a campanha teve início no dia 9 de novembro, e o prazo para adoção de cartas foi prorrogado até o dia 16 de dezembro.

Quase 103 mil cartas já foram adotadas em todo o Brasil na edição deste ano da campanha. Mas, cerca de 99 mil cartinhas ainda esperam adoção. Em Mato Grosso do Sul 5500 cartas já foram adotadas, mas 3500 ainda aguardam por madrinhas e padrinhos. 

Os pedidos variam entre bolas, bonecas, calçados e materiais escolares. Neste ano, são mais de 1.740 agências participantes em todo país. No estado, são 16 agências no interior e em Campo Grande, a agência Central e a agência do shopping Campo Grande. Nesses locais, as pessoas interessadas em participar da ação podem tanto adotar cartinhas como também entregar os presentes. 

As emocionantes cartinhas manuscritas ou desenhadas disponibilizadas pela ação contemplam os pedidos de crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade, de escolas públicas, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, assim como cartas enviadas por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade.   

Como adotar?
Gerson Oliveira/Correio do Estado.

Os interessados em adotar uma carta podem se dirigir a uma unidade participante da ação ou acessar o blog da campanha. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada município.

Em Mato Grosso do Sul, os padrinhos podem adotar presencialmente em quatro pontos: Agência Central (Av. Calógeras, 2309), Agência Estação Rodoviária (Av. Vasconcelos Fernandes, 226), e em dois pontos no shopping Campo Grande: a agência dos Correios e um stand no segundo piso do centro comercial.

No interior do estado, 14 municípios possuem agências com cartas para adoção, são eles: Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Cassilândia, Nova Alvorada do Sul, Chapadão do Sul, Paranaíba, Bela Vista, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Anastácio e Taquarussu.

 
Entrega 

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no blog, até o dia 16 de dezembro. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha. Em Campo Grande, todos os presentes podem ser entregues nas agências próprias dos Correios.  


Papai Noel dos Correios
 

A ação promovida pelos Correios existe há 33 anos. No início, ela era feita apenas por funcionários da empresa, que recebiam as cartas que eram destinadas ao Papai Noel. 

“Um grupo se reuniu e falou ‘ah, vamos comprar’, e com o passar do tempo o Correios comprou a ideia e ofereceu toda a estrutura para termos esse projeto hoje”, explicou Lucia Mendes.

O “Papai Noel dos Correios” é realizado em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2021, mais de 150 mil cartas foram adotadas.