Logo Correio do Estado

ACUSAÇÃO ONG de proteção animal entra com ação contra a CBF por maus-tratos de gato A organização explica que, após análise das imagens, a cena configura caso de maus-tratos 11 DEZ 2022 • POR FOLHA PRESS • 14h30
Momento que o assessor de imprensa da CBF arremessa o gato para fora da mesa   Foto: Nelson Almeida

 A entrevista coletiva de Vini Jr. no Qatar na semana passada, que teve como participante inesperado um gato, ganhou mais um episódio.

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal afirma que entrou com uma ação contra a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por maus-tratos ao bichano, de acordo com o portal Metrópoles.

A organização explica que, após análise das imagens, a cena configura caso de maus-tratos pela forma como o gato foi manuseado pelo assessor da CBF e que, por isso, ajuizou uma ação civil púbica contra a confederação e solicitou retratação pública. Além disso, pediu pagamento de multa no valor de R$ 1 milhão.

"Esse lamentável fato foi filmado e transmitido ao mundo ao vivo além de configurar maus-tratos a animal se constituiu em um péssimo exemplo para as pessoas. Manchou a imagem do nosso país diante de todo o mundo, em que uma plateia atônita foi obrigada a assistir essa triste cena", afirmou a advogada do Fórum, Ana Paula Vasconcelos, ao portal.

Segundo o Fórum Nacional, após análise das imagens, a cena configura caso de maus-tratos. Por isso, a instituição ajuizou uma ação civil púbica contra a CBF por dano moral coletivo. O dinheiro da ação será investido no Fundo de Meio Ambiente da União.

Na quarta-feira (7/12), o gato “invadiu” a coletiva da seleção. A presença inusitada do bichano na mesa de entrevistas roubou as atenções e os holofotes.

Era para ser apenas mais uma entrevista coletiva de um jogador da seleção brasileira na Copa do Mundo. Mas um gato rajado entrou na história e, ao caminhar sobre a mesa onde o atacante Vini Jr falava aos jornalistas, o bicho foi arrancado dali de forma agressiva pelo assessor de imprensa da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) , Vinicius Rodrigues.

Ele arremessou o felino com força ao chão, causando indignação em quem viu a cena - ao vivo e pelas redes sociais. Vini, que não parecia se incomodar com a presença do animal, no primeiro momento se assustou com a atitude do assessor, mas depois riu quando o jornalista se desculpou, constrangido, a quem o confrontou no estádio Grand Hamad, onde a seleção treina no Qatar.

Não demorou muito para que a atitude do assessor fosse criticada pelos internautas. "Poderia ter sido mais delicado e não feito dessa forma", publicou uma pessoa. "Não foi engraçado, foi 'desumano', sem noção de respeito à vida", disse outra usuária.