Logo Correio do Estado

FRONTEIRA Ministério Público pede bloqueio dos bens da mãe do narcotraficante Jarvis Pavão Nair ficou sete anos foragida da polícia, quando se apresentou cumpriu pena em casa 13 DEZ 2022 • POR Ana Clara Santos • 15h02
Ministério Público pediu bloqueio de bens da mãe de Jarvis Pavão   Arquivo/Correio do Estado

Após a Polícia Federal deflagrar uma operação contra a máfia chefiada pelo narcotraficante Jarvis Pavão, o Ministério Público pediu, nesta terça-feira (13), que os bens de Nair Chimenes, mãe de Pavão, fossem bloqueados. O pedido foi feito pelo promotor antidrogas Carlos Alcaraz.

De acordo com o site  Capitanbado, a mulher é acusada de lavagem de dinheiro e associação criminosa em processo que data de 2007, quando a polícia fez buscas na Fazenda Quatro Irmãos e encontrou 111 quilos de cocaína.

Ainda de acordo com informações do site, Nair é acusada de fazer parte de uma organização criminosa junto com José Martínez Mendi Pavão. De acordo com as investigações, o objetivo era ocultar a origem de mercadorias recebidas por meio de atividades ilegais.

Nair era dona da empresa Lans Inversiones SA, criada para lavar dinheiro do narcotráfico. A sociedade foi feita com o aporte de 3.000 milhões de guaranys de ambos sócios.

Em 2006, a empresa adquiriu cinco propriedades, três delas extensas hectares em Yby, outra em Concepción e a última em Horqueta.

Após sete anos foragida, a acusada compareceu à Justiça e recebeu o benefício de prisão domiciliar, sendo que até 2018 a Justiça não sabia se a mulher ainda cumpria sua pena em casa.

A Fazenda Quatro Filhos passou para propriedade da Secretaria Nacional de Administração de Bens Apreendidos e Perdidos (Senabico).

Javir foi extraditado para o Brasil em 27 de dezembro de 2018 e está cumprindo pena de 17 anos e 08 meses em uma prisão de Brasília (DF).