Após reunião da manhã desta quinta-feira (15), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ofereceu aos professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) o pagamento dos 10,39% exigidos pela classe, mas de forma escalonada, em três vezes, com início em janeiro de 2023.
Segundo o presidente do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP-MS), Gilvano Kunzler Bronzoni, ainda hoje, a proposta será levada em assembleia à categoria, que deverá analisar e decidir se concorda ou não com a proposta.
“Tudo será conversado com a categoria, que pode aceitar ou não, ou até mesmo fazer uma contraproposta”, disse. Tal assembleia será realizada hoje, às 14h.
A resposta provavelmente será encaminhada à prefeita amanhã (16), em nova reunião, marcada para às 9h30.
Relembre
A decisão por greve e paralisações, que acontecem desde o dia 24 de novembro, por parte da categoria, se deu em virtude da resposta encaminhada pela prefeitura ,no Ofício n. 4383/SEGES, sobre não garantir a aplicação do reajuste de 10,39% referente ao mês de novembro de 2022.
A correção está prevista na Lei Municipal n. 6.796/2022 referente ao regime de 20h da Reme.
Anteriormente, a prefeitura deveria ter efetuado o pagamento até o dia 30 de novembro. Entretanto, os profissionais decidiram realizar paralisação, diante da iminente possibilidade do reajuste não ser aplicado, algo que realmente não aconteceu até o momento.
Desde então, a categoria dos professores tem realizado assembleias e reuniões com a prefeita, a fim de chegarem a algum acordo.
Entretanto, os professores insistem em não aceitar menos do que é garantido por lei, algo que, inclusive, já havia sido acordado com a prefeitura ainda em maio deste ano, após paralisações realizadas à época.