As tradicionais trocas de presentes desta época do ano costumam movimentar o comércio, e como de praxe, aquele jeitinho brasileiro, é deixar tudo para a última hora.
Mas existem aqueles que preferem se adiantar para não enfrentar filas enormes e tumulto na hora de ir às compras.
Apesar do movimento mais lento ainda visto no Centro de Campo Grande, é possível encontrar alguns consumidores já antecipando os presentes.
“Este mês além de Natal temos aniversário na família, então já viemos resolver tudo, já faz a compra pra família inteira. Viemos antes para evitar os tumultos da semana que vem. Também não gostamos de vir a noite, aqui fica muito cheio, então já resolvemos tudo”, disse Jussara Araújo, de 51 anos.
Neste momento também é comum se deparar com quem resolve otimizar o tempo, já fazendo as compras para a família inteira.
“Eu já resolvi vir para o Centro e trazer meus três netos, já experimentam tudo aqui, porque você vir comprar, ai chega em casa não serve, acaba tendo mais trabalho pra voltar e trocar, então já trouxe todos eles, já escolhem o que gostam e eu evito as lojas cheias também. Ainda tem mais dois netos em casa, aí vou ter que comprar para os outros que são menores, então é melhor vir antes , comentou Cláudia Regina, 48 anos.
Uns dias antes do Natal também é uma opção para a pesquisa de preços com o objetivo de otimizar o tempo. Com a chegada da última semana que antecede o Natal, as expectativas para as compras crescem, tanto para quem vende, quanto para o consumidor.
Até o momento, os comerciantes relatam que as vendas estão mais calmas, e que as expectativas está nas compras de última hora.
Horário ampliado
Em clima de festas do fim do ano, o comércio da Capital irá funcionar até as 22h, até 23 de dezembro. Nos domingos, a abertura pode ser das 9h às 18h.
Na véspera de Natal, no dia 24, o comércio ficará aberto até as 17h. Os estabelecimentos localizados nos shoppings e centro comerciais localizados nos hipercenters poderão abrir das 9h às 19h.
No dia 31 de dezembro, quem quiser fazer compras tem até às 16h. Os comércios que estão dentro dos shoppings e centros comerciais localizados nos hipercenters poderão abrir as portas das 9h às 18h.
Com intenso fluxo de consumidores nas ruas, o crime de furto se tornou o mais comum na região do comércio, em especial o de celulares. Com dinheiro a mais no bolso, muita gente vai às compras e os cuidados com segurança precisam ser redobrados.
A segurança já foi reforçada, com a Operação Boas Festas, até o dia 9 de janeiro. Serão 200 policiais que atuarão no reforço no período do Natal e Ano Novo com objetivo de reduzir e prevenir crimes na Capital, principalmente com o aumento do fluxo da população devido às compras, que aumentam nesses períodos.