Logo Correio do Estado

copinha Técnico avalia que emocional prejudicou estreia do Comercial Time foi goleado pelo Cruzeiro e agora precisa vencer os outros jogos para avançar 3 JAN 2023 • POR ketlen gomes • 10h00
Ruan Índio foi um dos autores dos cinco gols marcados pelo Cruzeiro contra o Comercial   Divulgação

Mato Grosso do Sul tem dois times na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. O Comercial foi o primeiro de MS a jogar no campeonato, mas estreou com derrota, por 5 a 0, contra o Cruzeiro, ontem, na abertura da competição de base. 

Entre os principais motivos para o placar desfavorável para o time de MS, o técnico Denis Alacoque acredita que os fatores psicológico e emocional foram determinantes, fazendo com que alguns atletas não conseguissem demonstrar todo seu potencial. 

“Sabíamos da dificuldade que é o Cruzeiro, eu sou mineiro, sei bem os times de Minas, sabia da dificuldade, principalmente da questão física no segundo tempo. O que eu posso dizer é o seguinte: o resultado de hoje [ontem] não foi totalmente a questão física, foi mais a parte emocional, psicológica, por enfrentar logo de cara um time de expressão nacional”, disse Alacoque. 

O Comercial se preparou 45 dias no Tênis Clube, em Campo Grande. O técnico e alguns atletas vieram do Paraná para reforçar o time. Foi feito um intenso trabalho físico de alta performance, depois, treinos aeróbicos e técnicos. 

“Na minha avaliação, foi um período muito curto, mas de bom aproveitamento. Fizemos quatro, cinco amistosos com resultados positivos, mas não tivemos tanta pressão como gostaria de ter sofrido durante esses amistosos”, relatou o técnico. 

Alacoque não vai mudar o esquema tático para o próximo jogo, que será contra a Penapolense, na quinta-feira, às 11h45min (de MS). O objetivo é vencer as duas próximas partidas e se classificar para a segunda fase.

“Não pretendo mudar, só fazer uns ajustes na questão emocional”, finalizou. 
Na terceira rodada, o Comercial vai enfrentar o Capivariano, no domingo, às 18h30 min(de MS). Os próximos dois jogos serão no Estádio Tenente Carriço, em Penápolis. 

ESTREIA

Hoje, o União ABC entrará em campo contra o Mirassol, às 16h45min (de MS), no Estádio Manuel Francisco Ferreira, em Bálsamo, para a estreia na Copinha. 

“A expectativa é a melhor possível, a gente fez uma preparação boa. Infelizmente, a gente tem poucos jogos no ano, por isso, não dá para ter uma real noção de como nós estamos, mas, depois de dois amistosos contra o profissional do Operário, a gente entende que o time está preparado”, comentou o técnico Toninho Mussi. 
Para o treinador, o União ABC chega como o menor time do grupo, mas vai tentar a classificação para a próxima fase. 

A preparação da equipe foi realizada três meses antes do início do campeonato. 

“A gente se dedicou durante esses três meses, fazendo treinos físicos, depois academia e a parte técnica e com alguns amistosos. Dessa vez, a gente vem mais preparado do que no ano passado”, informou Mussi. 

Esta é a quinta participação do time na Copinha. Depois do Mirassol, o União ABC enfrentará a Chapecoense, na sexta-feira, às 19h, e o Inter de Minas, na segunda-feira, às 16h45min. Todos os jogos ocorrerão no mesmo estádio da estreia. 

A Copinha é um torneio realizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) que inclui clubes de todo o Brasil e, eventualmente, de outros países. É como uma vitrine para os jovens atletas.

“É o maior campeonato de base do mundo. É uma honra poder representar nosso Estado e poder estar à frente dessa equipe, que é pentacampeã estadual e vem aqui para mostrar os atletas para o futebol brasileiro e, quem sabe, poder negociar alguns”, comenta o técnico do União ABC.

Saiba: Segundo time de MS no torneio, o União ABC estreia hoje na Copinha, às 16h45min (de MS), contra o Mirassol.

Assine o Correio do Estado