Natural de Aquidauana, o advogado sul-mato-grossense Eloy Terena aceitou o convite da ministra Sônia Guajajara e será o secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas.
Nesta quarta-feira (4), Terena comemorou a nomeação para o cargo em uma de suas redes sociais.
“Recebi o convite da ministra Sonia Guajajara para ser o secretário executivo do ministério dos povos indígenas. Aceito com muita honra esta missão e ciente dos desafios. Vamos trabalhar incansavelmente na articulação e promoção dos direitos dos povos indígenas. Gratidão”, destacou.
Doutor em Antropologia pelo Museu Nacional (UFRJ), o sul-mato-grossense é pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), casa educacional de Paris, França.
Em recente discurso, Lula falou sobre o ministério na Convenção Mundial do Clima, a COP-27, evento promovido no Egito.
Equipe de transição
Eloy Terena foi um dos quatro sul-mato-grossenses que integraram a equipe de transição do presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva (PT).
Além de Eloy, a equipe de transição de Lula foi composta pela ex-senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB). Tebet, empossada como ministra na noite de domingo (1), foi oficializada como titular do Ministério de Planejamento e Orçamento na última segunda-feira (2).
O ex-deputado federal João Grandão, do PT, ingressou na equipe voltada aos projetos de desenvolvimento agrário, ao passo que Aparecida Gonçalves, socióloga e ex-secretária Nacional da Violência contra a Mulher, tomou posse, na manhã desta terça-feira (3), como a ministra da Mulher do governo de Lula.
O Correio do Estado buscou contato com Eloy Terena, mas não obteve retorno até o momento.