Logo Correio do Estado

FORÇA POLICIAL Para manifestação antidemocrática, PM prepara "esquema especial" com todo efetivo da Capital Ordem de operações ainda não está concluída para policiais agirem durante ato convocado para as 18h em Campo Grande 11 JAN 2023 • POR LEO RIBEIRO • 11h15
Mato Grosso do Sul tem moradores entre os presos pelos vandalismos em Brasília e manifestação marcada para hoje (11)
Mato Grosso do Sul tem moradores entre os presos pelos vandalismos em Brasília e manifestação marcada para hoje (11)   Valdenir Rezende/ Arquivo/ Correio do Estado

Diante da convocação nacional, que anuncia uma "Mega manifestação pela retomada do poder", a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul já confirmou que está preparadno um "esquema especial", uma vez que as cenas de destruição geradas no último domingo, na Capital Federal, trouxe apreensão de possíveis novos atos antidemocráticos. 

Na manhã desta quarta-feira (11), o Tenente Augusto Regalo confirmou que "todo efetivo da Capital [Campo Grande]" será envolvido nesse esquema especial. 

Vale apontar que, marcado para as 18h nos Altos da Avenida Afonso Pena, esse ato antidemocrático teve convocação nacional e os organizadores esperam reunir apoiadores em todas as capitais do País. 

Chefe da assessoria de comunicação social da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, o tenente-coronel Regalo fez questão de ressaltar que a PM está ciente dessa manifestação e, portanto, deverá estar presente no local.

Importante ressaltar que, contatada pela equipe do Correio do Estado, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) preferiu não se manifestar, afirmando apenas que o controle e operação em cima do ato ficam por conta da Polícia Militar.

MS nos atos antidemocráticos

Com Mato Grosso do Sul sendo considerado um "reduto" para aqueles que são contra o resultado das eleições, sejam eles bolsonaristas ou não, houve inclusive ônibus fretado saindo do Estado, ainda no último sábado (7), com destino à Brasília. 

Como neste momento pós vandalismo, agora os poderes responsáveis procuram pelos financiadores  destes atos antidemocráticos, uma vez que só para essa viagem de sul-mato-grossenses até a Capital Federal, foi desembolsada a quantia de R$ 27 mil, conforme apuração do Correio do Estado

Também, diversos moradores do Estado estão entre os presos e detidos que se envolveram na destruição, durante ataque à Praça dos Três Poderes. 

Entre os acusados encontram-se Djalma Salvino dos Reis, de Itaporã, e William Henrique, ex-militar de MS que chegou a fugir dos policiais e escapou de ser preso. 

Além deles, também ganhou notoriedade nacional o campo-grandense preso que, segundo depoimento, viajou até Brasília estando desempregado, confirmando que as três vezes em que esteve na Capital federal foi de formam financiada, ficando alojado no "QG de Brasília". 

Vandalismo golpista 

Depedração de obras de arte, destruição de símbolos pátrios e cenas lamentáveis de violência foram presenciadas no último domingo (08), em Brasília. 

Passadas as cenas de horror, a Agência Brasil listou as principais obras danificadas no Planalto. Confira: 

No térreo:

No 2º andar:

No 3º andar:

Assine o Correio do Estado