Logo Correio do Estado

SIM DIGITAL Facilitador de crédito libera de até R$ 4,5 mil para pessoas físicas e Microempreendores Individuais Confira quem pode contratar, pelo Caixa Tem, operações de microcrédito destinadas preferencialmente a mulheres, com taxa de juros reduzidas e prazo máximo de 24 meses 19 JAN 2023 • POR Leo Ribeiro • 09h48
expectativa é que 4,5 milhões de empreendedores sejam beneficiados pelo SIM Digital
expectativa é que 4,5 milhões de empreendedores sejam beneficiados pelo SIM Digital   Reprodução

Pessoas físicas e Microempreendedores Individuais podem solicitar crédito, de 1,5 e 4,5 mil reais, respectivamente, através do Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores, ou SIM Digital, instituído por lei ainda em agosto do ano passado. 

Vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência, os valores podem ser solicitados através do aplicativo Caixa Tem, com objetivo de facilitar acesso ao crédito para empreendedores excluídos do sistema financeira. 

Com isso, o empréstimo, como bem destaca a Caixa Econômica Federal, pode ser usado para pagar fornecedores; salários de funcionários; constas como água e aluguel; comprar matérias-primas e mercadores, e muito mais. 

Sendo solicitado de forma 100% digital, através do aplicativo Caixa Tem (disponível para Iphone e Aparelhos Android), para pessoas físicas a taxa do empréstimo corre em até 3,99% ao mês, com prazo de 18 a 24 meses para quitação. 

Já para os MEI's, ainda que o prazo seja o mesmo que o de pessoas físicas, a taxa mensal corre em até 3,60%, sendo que essa categoria precisa contratar o empréstimo direto em uma Agência Caixa. A expectativa é que 4,5 milhões de empreendedores sejam beneficiados pelo SIM Digital.

Confira abaixo os requisitos para solicitação de crédito: 

Empreendedor PF

Microempreendedor Individual - MEI

Na época em que a lei do SIM Digital foi instituída, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou sobre a fonte de recursos do programa: 

"Advém de instituições financeiras participantes do SIM Digital que custearão o programa com recursos próprios", apontou a pasta. 

Com isso, qualquer banco se enquadra como apto a emprestar dinheiro, usando como garantia o Fundo Garantidor de Microfinanças (FGM), criado pela Caixa Econômica Federal. 


Assine o Correio do Estado