Logo Correio do Estado

Apelo Com estoques em estado de alerta, Hemosul faz apelo para doações do tipo O- e O+ O Hemocentro informou que são necessárias cerca de 150 doações diárias para que os estoques sejam estabilizados 21 JAN 2023 • POR Cauê Reis • 11h30
Uma bolsa de sangue possui, em média, 450ml
Uma bolsa de sangue possui, em média, 450ml   VALDENIR REZENDE/ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

Na manhã deste sábado (21), o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) deu entrevista exclusiva ao Correio do Estado e informou que os estoques sanguíneos estratégicos estão em baixa. O órgão alerta que a tipagem O- se encontra em estado crítico portanto, pode não ser suficiente para atender as demandas do estado.

O órgão informa que a tipagem que se encontra em estado crítico pode comprometer o atendimento dos hospitais, no que diz respeito às demandas de distribuição sanguínea aos pacientes hospitalizados.

Além disso, a tipagem O+ encontra-se em estado de alerta, próximo ao estado considerado crítico, já as tipagens A- e B- estão com estoques em baixa.

Ao Correio do Estado, o Hemosul explicou que, para normalizar os estoques estratégicos de sangue, seriam necessárias cerca de 150 doações diárias de sangue.

Por fim, o órgão informa que, nesta semana - dos dias 16 à 21 de janeiro-, houve baixa quantidade de coleta de sangue. Segundo o Hemosul, as baixas doações podem estar relacionadas às mudanças de temperatura, que ficam propícias a certos tipos de doenças.

"O clima está propício para doenças respiratórias, como gripes e viroses. Então, com isso, a gente já sabe que dá uma abaixada nos estoques", pontua o Hemocentro.

O Hemosul Coordenador está com funcionamento integral neste sábado (21), das 7h00 às 17h00.

Doar Salva

De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de sangue retirada do doador não afeta a sua saúde porque a recuperação é iniciada imediatamente após a doação. Com uma média de cinco litros de sangue, uma pessoa adulta tem no máximo 450 ml de sangue coletados, durante a doação.

A pasta relembra que o gesto de doar sangue trata-se de uma atitude de solidariedade, já que a pequena quantidade que é doada pode salvar até quatro vidas.  Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.

Critérios para a doação de sangue

Documentação: Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: no Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal.

Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado  traz a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 51 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: Alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

Unidades 

São sete unidades de coleta diárias espalhadas pelo estado. Confira os endereços e horários:

HEMOSUL COORDENADOR

Av. Fernando Correa da Costa, 1304, Centro Campo Grande/MS

Fones: 3312-1517 e (67) 99298-6316 whatsapp Atendimento ao Doador

(67) 3312-1516 / 3312-1529 Agendamento de Campanhas

Segunda à Sexta: 7h às 17h

Sábado: 7h às 12h

HEMOSUL SANTA CASA

Rua Rui Barbosa, 3633, Centro Campo Grande/MS

Fones: (67) 3322-4135 / (67) 99273-7356 whatsapp

Segunda à Sexta: 7h às 12h

HEMOSUL HOSPITAL REGIONAL HRMS

Rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, Aero Rancho Campo Grande/MS

Fone: (67) 3378-2678

Segunda à Sexta: 7h às 12h

Interior

HEMOSUL DOURADOS

Rua Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial

Fone: (67) 3424-4192 e 3424-0400 / (67) 99239-9421 whatsapp

Segundas, Quartas e Sextas: 7h às 12:30h

Terças e Quintas: 7h às 12h e das 13h às 17h

Último sábado de cada mês: 7h às 12h

HEMOSUL TRÊS LAGOAS

Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Colinos

Fone: (67) 3522-7959 / (67) 99270-0312 whatsapp

Segunda à Sábado: 7h às 12h

HEMOSUL PONTA PORÃ

Rua Sete de Setembro, 1896 Santa Isabel

Fone: (67) 3431-6134 / (67) 99288-5932 whatsapp

Segunda à Sexta: 7h às 12h

HEMOSUL PARANAÍBA

Rua Selma Martins de Oliveira, 335, Ipê Branco I

Fone: (67) 3503-1026

Segunda à Sexta: 7h às 11h

Assine o Correio do Estado