Logo Correio do Estado

Correio B+

Vamos de mousse de nutella pra comemorar?

Essa semana comemoramos o Dia Mundial da Nutella, e o Correio B+ compartilha uma receita deliciosa com apenas dois ingredientes com esse creme de avelã tão famoso que surgiu na Segunda Guerra Mundial

8 FEV 2023 • POR Flavia Viana • 11h00
Mousse de Nutella em data comemorativa   Foto - Paulo Cuenca - Foto Styling - Danielle Noce

Esse creme de avelã viciante e delicioso que conquista diariamente pessoas em todo o mundo, é tão famoso e saboroso que ganhou um dia só pra ele, e esta semana comemoramos o Dia da Nutella.

Você sabia que essa “sobremesa” teve seu início lá na segunda guerra mundial? Pois é!

No final da 2ª Guerra Mundial, ocorreu uma escassez do cacau. Por conta disso, um confeiteiro italiano chamado Pietro Ferrero criou um creme feito de avelã, açúcar e um pouco de cacau.

Inicialmente, ele moldou no formato de um bolo e deu o nome de “Giandujot”. Assim, em maio de 1946, foi fundado o Grupo Ferrero.

Em 1951, esse creme sofreu algumas modificações para que se tornasse um creme para ser espalhado no pão. Somente em 1964, o filho de Pietro Ferrero, chamado Michele, aperfeiçoou a receita criada pelo pai.

Assim, surgiu o pote de creme de avelã que foi batizado com o nome de Nutella. Em 1966, a Nutella chegou a França e se expandiu. 

Aos amantes da Nutella, uma receita especial, deliciosa e prática que leva apenas dois ingredientes pra você comemorar na sua casa. A apresentadora, empresária e influencer Danielle Noce nos ensina!
 

MOUSSE DE NUTELLA 400 gramas de creme de avelã 500 gramas de creme de leite fresco ou nata
INGREDIENTES: DECORAÇÃO 1 xícara de açucar ¼ de xícara de água
  MODO DE PREPARO Em uma tigela grande misture o creme de avelã e o creme de leite fresco. Bata os dois ingredientes com uma batedeira. DICA: Bata até que forme uma onda, caso bata demais a mousse ficará toda empelotada. Transfira para uma pequena cumbuca e leve para a geladeira por 3 horas. DECORAÇÃO

Coloque um acetato em volta da boca da cumbuca, prenda com uma fita adesiva e com uma concha despeje a mousse em cada uma até que sobre em cima a medida de um dedo (para que pareça um suflê no final).
Então, leve para o congelador por 2 horas.

DICA 1: Caso faça sem a bordinha (que imita um suflê) leve para a geladeira por 3 horas.

Pegue algumas avelãs, coloque-as em uma forma e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 5 a 10 minutos (para que fiquem levemente tostadas).

Jogue as avelãs em um pano, esfregue-as para que a casca de cada uma seja removida. Depois, misture com uma espátula o açúcar e a água em uma panelinha em fogo baixo.

DICA 2: Para que não cristalize, misture os dois ingredientes devagar. Evite sujar as bordas da panela.

Deixe que ferva até que fique em uma cor escura (âmbar), desligue o fogo, transfira a panela para uma tigelinha com água gelada e deixe que essa calda esfrie.

Com a calda morna, coloque um palitinho nas avelãs, mergulhe-as nessa calda de caramelo e observe se formam estalactites (fiapos da calda). Com os fiapos mais grossos retire a calda da água.E repita o processo com as outras avelãs.

Prenda-as com o fio cristalizado para baixo em um isopor para que sequem por 3 minutos.

DICA 3: Se as estalactites ficarem muito longas, corte-as com uma tesoura na altura que desejar.

Vire-as já secas e deixe que descansem. Em seguida, retire as cumbucas do congelador, remova o acetato de cada uma, tire os palitinhos das estalactites, posicione as avelãs em cima das mousses e sirva.

Danielle Noce - Foto Paulo Cuenca