Idosos de 85 anos ou mais, que tenham recebido a última dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses e estejam com o esquema vacinal básico completo, já podem iniciar a aplicação da vacina bivalente em Campo Grande.
A primeira aplicação aconteceu nesta terça-feira (14) na UBS 26 de Agosto, com a presença do secretário de saúde Sandro Benites. A imunizada Maria do Carmo Duque, de 88 anos, nunca foi infectada pelo vírus da Covid-19 e comemorou o momento.
“Eu quero pular carnaval, por isso vim vacinar, agora vou ficar bem pra ir desfilar. Tem que vacinar, se não a gente não aguenta né”, brincou.
A Capital recebeu nesta semana cerca de seis mil doses da vacina, que, neste momento, serão distribuídas em dez unidades de saúde para iniciar a aplicação.
“O nosso foco com a bivalente, como recebemos uma quantidade pequena de doses, estamos priorizando aqueles acima de 85 anos, na semana que vem, para 80 anos e conforme recebemos as doses, iremos ampliar o público e com isso aumentar a cobertura”, disse Sandro Benites.
Obedecendo a preconização do Ministério da Saúde, nesta primeira fase da utilização deste imunizante, pessoas com 70 anos ou mais; aquelas que vivem em Instituições de Longa Permanência, abrigados e os trabalhadores destes locais; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas devem ser imunizadas.
Estima-se que cerca de 61 mil pessoas façam parte deste público da primeira fase da aplicação da vacina. Hoje a vacina já está disponível e a partir de amanhã (15), a dose será aplicada durante o dia todo.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Horário de vacinação – 7h30 às 11h e 13h às 16h45
Bandeira
- USF Moreninhas
Centro
- UBS 26 de Agosto
Prosa
- USF Noroeste
Imbirussu
- UBS Silvia Regina
- USF Aero Itália
Lagoa
- UBS Caiçara
- USF Santa Emília
Segredo
- USF São Francisco
Anhanduizinho
- UBS Dona Neta
- USF Paulo Coelho