Professora, Therezinha Mandetta Trad - matriarca de uma das mais populares famílias políticas de Mato Grosso do Sul -, fez sua passagem ainda na noite desta quarta-feira (22). Vítima de um aneurisma, ela foi encontrada por parentes em casa, já sem vida.
Companheira em vida do, também já falecido, advogado e ex-deputado federal, Nelson Trad, Therezinha viveu plenamente, como bem descreve um dos filhos, fazendo de sua vida "um livro inspirador", e deixando o legado para seus cinco filhos, 19 netos e 10 bisnetos.
Através das redes sociais, Nelson Trad Filho divulgou que o velório segue durante o período da manhã, e que o sepultamento acontecerá às 16h, no Cemitério Parque das Primaveras.
"Sentirei sempre a sua presença me guiando. Mãe, desde pequeno, eu chorava, quando ouvia: 'mãezinha do céu!'. Não desejava que Deus a levasse nunca. Dói muito. Mas, hoje, só tenho gratidão ao Pai Celestial pela sua presença por aqui que foi doce, alegre e sempre cheia de energia. Você foi luz em nossas vidas. Te amarei eternamente", disse o senador.
Fábio foi um dos primeiros a se manifestar, comunicando o falecimento da mãe, e descrevendo sua trajetória como uma mulher "sempre positiva", que soube lidar com os percalços causados pelas vidas políticas de quase todos a sua volta.
"Suportou com muita dignidade os revezes da vida política de meu pai e dos filhos. Só tenho a agradecer a ela pelos ensinamentos e o exemplo. Continuarei a segui-los porque é assim que se perpetua a memória de quem se ama e admira", argumentou o filho.
Mãe de Fátima; Maria Thereza e dos políticos Marquinhos; Fábio e Nelsinho - dos quais apenas este último mantém cargo político -, ela ainda viveu para ver um de seus netos, Otávio Trad, seguir pelos caminhos parlamentares, trilhados desde Nelson pai.