Logo Correio do Estado

VIOLÊNCIA Estudantes são presos com adaga em Coxim; adolescentes planejavam atacar pessoas LGBT+ Os suspeitos pretendiam realizar ataque no IFMS, mas foram descobertos em operação de busca e apreensão na casa dos adolescentes 5 ABR 2023 • POR Patrick Rosel • 17h40
Um dos adolescentes foi apreendido dentro da IFMS e os outros dois em suas residências   Divulgação

Três adolescentes foram apreendidos nesta quarta-feira (5) durante investigação de um possível ataque ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Coxim. Os adolescentes têm entre 16 e 17 anos e são acadêmicos do Campus de Coxim.

De acordo com a polícia, os suspeitos pretendiam realizar um ataque no IFMS, mas foram descobertos em operação da polícia de busca e apreensão na casa dos adolescentes. O ataque estava sendo planejado por WhatsApp, entre as mensagens a equipe encontrou fotos de duas armas e uma adaga.

Um dos adolescentes foi apreendido dentro do IFMS e os outros dois em suas residências.

As armas não foram encontradas na casa dos suspeitos, porém não sabe-se dizer se são fotos de autoria própria ou baixadas da internet. Já a adaga foi localizada e apreendida.

Conforme informações da polícia, a suspeita é que o ataque teria relação com desafio envolvendo jogos online, além de estarem sendo influenciados pelo ataque que aconteceu em uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas.

Após a apreensão dos celulares, a polícia constatou que os adolescentes pretendiam atacar pessoas da comunidade LGBTQIA+. Todos foram ouvidos na delegacia e liberados. 

Em nota, o IFMS emitiu esclarecimento a respeito de fatos ocorridos no Campus Coxim. O documento foi assinado pela reitora Elaine Cassiano e pela diretora-geral da unidade, Angela Kwiatkowski.

A nota informou que os estudantes foram suspensos e passaram a cumprir as atividade letivas em regime domiciliar, além disso serão realizadas rondas na região do Campus como medida preventiva e de segurança.

Confira a nota na íntegra:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) vem a público prestar esclarecimentos sobre o Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Polícia Civil em virtude de uma suposta ameaça compartilhada por estudantes do Campus Coxim em um grupo de WhatsApp, com cunho de violência à vida de pessoas da comunidade acadêmica da instituição.

A primeira medida adotada pelo campus foi o afastamento preventivo de tais estudantes da rotina escolar, que passaram a cumprir atividades letivas em Regime de Exercício Domiciliar, sendo os pais e/ou responsáveis previamente informados. A próxima ação institucional será a instauração de Comissão Disciplinar Discente, concomitantemente à investigação que já está sendo realizada no âmbito da Polícia Civil.

O IFMS esclarece ainda que solicitou à Polícia Militar que realizasse rondas na região onde está localizado o Campus Coxim nos dias 5 e 6 de abril, como medida preventiva e para assegurar a segurança de todos que estudam, trabalham ou visitam o local. Por tratar-se de uma instituição pública federal, a medida foi informada à Polícia Federal.

Sobre o funcionamento do campus, informamos que o prédio estará fechado a partir da próxima sexta-feira,7 (feriado da Paixão de Cristo), retornando às atividades letivas e administrativas na quarta-feira, 12, conforme estabelecido no Calendário Acadêmico 2023, devido ao feriado de aniversário do município de Coxim.

Por fim, o IFMS reforça ser uma instituição pública que tem a missão de promover a educação de excelência, prezando pela segurança e o bem-estar de seus estudantes e servidores, e repudia qualquer ato de violência ou ameaça à vida de todo e qualquer cidadão.

Assine o Correio do Estado