Na última década o Mato Grosso do Sul passou por uma transformação na sua matriz econômica e produtiva. Com fortes políticas públicas locais de atração de investimentos, expansão dos investimentos privados e uma conjuntura macroeconômica favorável, o estado navega na crista da onda para se tornar um dos estados com maior taxa de crescimento econômico e se destacar como o estado que tem a governança do Vale da Celulose.
O Vale da Celulose localizado em Mato Grosso do Sul conta com um ecossistema produtivo que se apresenta como um dínamo de desenvolvimento a partir de uma demanda global crescente por papel, celulose e derivados, acompanhado de tecnologias que reduzem o impacto ambiental e apresentam para o mundo produtos de qualidade.
Com uma forte vantagem comparativa territorial que é a vasta plantação de eucaliptos e a possibilidade de expansão pelo interior do estado, o estado se torna um aliado estratégico de empresas nacionais e multinacionais que realizam investimentos bilionários em pequenos municípios estratégicos para a produção.
Além da expansão florestal, Mato Grosso do Sul - MS apresenta uma governança pública e privada rápida e eficiente, promovendo mudanças estruturais capazes de tornar os investimentos em crescimento econômico para o estado.
A construção da ponte que liga Brasil ao Paraguai e guia a concepção de Corredor Bioceânica que está em curso na cidade de Porto Murtinho do lado brasileiro em MS, e do lado Paraguaio na cidade de Carmelo Peralta é outro ponto estratégico que amplia a possibilidade logística para os portos Chilenos e diretamente para os países asiáticos.
Os primeiros investimentos bilionários estão sendo realizados em Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Inocência, todos dentro de um grande projeto de expansão e sustentabilidade, garantindo nos próximos anos um aumento do PIB de MS em torno de 5 a 10%.
O Vale da Celulose vai transformar o estado de Mato Grosso do Sul, sendo a realidade dos pequenos municípios como a agenda de desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas.