Logo Correio do Estado

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Nutricionista dá dicas sobre o consumo de alimentos que são ricos em carboidrato

Vilões ou heróis para o organismo? Nutricionista dá dicas sobre o consumo de alimentos que são ricos em carboidrato e explica como cada tipo de vinagre pode enriquecer ainda mais o seu cardápio

22 ABR 2023 • POR DA REDAÇÃO • 10h30
"Os carboidratos contam com nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Quando consumidos de forma consciente, proporcionam energia e até ajudam na queima de gordura corporal", afirma a nutricionista Jaqueline Lopes   REPRODUÇÃO/UNICPHARMA

O consumo de alimentos que são fonte de carboidrato é cercado de controvérsias relacionadas aos possíveis riscos para saúde que essas biomoléculas, riquíssimas em energia, podem causar. Ao mesmo tempo, ele é a base de alimentos que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Embora seja, talvez, um pouco menos visado como ameaça a uma dieta saudável, o vinagre também costuma enfrentar resistência.

Quando isso não ocorre, acaba entrando na vala comum por, supostamente, ser um condimento de poucas possibilidades, com funções limitadas e quase sem nuance de aroma e sabores. Para muita gente, ele tem lugar cativo no rol dos itens mais ordinários, pois “qualquer vinagre serve”.

Mas não é bem assim. Tanto o carboidrato quanto o vinagre podem se tornar aliados de primeira para quem quiser, de fato, praticar a arte de comer bem. É o que garante a nutricionista Jaqueline Lopes. Para ela, comer bem deve ser uma prática descomplicada. Confira a seguir.

“Todos os alimentos contam com nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Porém, é recomendado consumi-los com moderação, pois tudo em excesso causa mal para o nosso corpo. Os carboidratos são ótimos exemplos disso, já que, se consumidos de forma consciente, proporcionam energia e facilitam a queima de gordura corporal”, afirma.

O CARBOIDRATO

Pães, massas, batata e arroz são conhecidos por serem ricos em carboidrato e, muitas vezes, acabam eliminados da alimentação por aqueles que buscam por uma dieta mais saudável e balanceada.

Engana-se, porém, quem pensa que o nutriente prejudica a alimentação. Cada alimento que ingerimos proporciona certo aumento de glicose (ou seja, carboidrato) em nosso organismo, o qual, por sua vez, faz a transformação em energia ao corpo – o que é ideal, principalmente, para aqueles que praticam atividades físicas.

O carboidrato é encontrado em todo ingrediente de origem vegetal. As plantas o armazenam como fonte de energia por conta do processo de fotossíntese, sendo um nutriente presente em maior ou menor concentração para cada alimento.

Na sequência, veja alguns itens, segundo a especialista Jaqueline Lopes, que podem fazer parte da nutrição sem serem um inimigo da dieta.

PÃES

O pão é considerado um dos vilões mais famosos da alimentação saudável. Para os fãs desse alimento, o indicado é substituir o pão francês por uma opção integral ou com grãos.

Dessa forma, o produto contribuirá para o bom funcionamento e regulação do organismo, pois além da opção integral ser um carboidrato complexo, proporcionando uma absorção lenta e garantindo sensação de saciedade por mais tempo, os grãos oferecem uma alimentação rica em fibras, o que auxilia na flora intestinal.

CHOCOLATES

Incluir chocolate na dieta é uma forma de consumir açúcar para ganho de energia de forma rápida. Porém, a recomendação para ter uma nutrição balanceada é apostar em produtos feitos com 70% de cacau, também conhecidos como chocolates amargos.

Além do acúmulo de energia, os alimentos com maior concentração de cacau trazem como benefício a proteção das células e prevenção de doenças por conta do seu efeito antioxidante.

PIPOCA

Surpresa para aqueles que buscam por uma alimentação adequada: sim, a pipoca pode ser incluída na dieta, desde que com as devidas ressalvas e moderações.

Evite produtos industrializados, como aqueles de saquinhos, e aposte em versões mais naturais feitas em panela, com pouco óleo e sal. Por ser rica em fibras, a pipoca auxilia na eliminação de gordura corporal.

ARROZ

Para ter uma dieta com fonte elevada de fibras e nutrientes, substitua o arroz branco pelo integral.

Isso proporcionará maior saciedade e uma digestão mais lenta, permitindo um consumo menor do grão, que resultará em uma refeição menos calórica. Viu como é bem simples?

Assine o Correio do Estado