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COMÉRCIO

Intenção de compras no Dias das Mães em MS deve ser 37% maior em relação a 2022

A Pesquisa do Fecomércio MS aponta que o Dia das Mães deve movimentar neste ano R$ 493,5 milhões

6 MAI 2023 • POR Judson Marinho • 11h30
Segundo a pesquisa de intenção de compras, a preferência de presentes deste ano será para roupas, artigos de perfumaria e calçados   Foto: Gerson Oliveira / Arquivo Correio do Estado

A uma semana da data comemorativa do Dia das Mães, comerciante de Mato Grosso do Sul podem esperar um aumento de 37% na intenção de compras de consumidores do Estado em relação ao registrado no ano passado.

A Pesquisa Sazonal de Intenção de Compras do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS) e do Sebrae MS aponta que com gasto médio de R$ 440,39 com presentes e comemorações, o Dia das Mães deve movimentar neste ano R$ 493,5 milhões.

De acordo com o levantamento feito pelo IPF, 80,36% do entrevistados informaram que irão comemorar a data, sendo que 70,57% pretendem dar presentes.

A preferência das compras é para roupas, artigos de perfumaria e calçados, com a escolha da homenageada prevalecendo entre os fatores que vão definir a decisão.

Dentre os que informaram que não irão presentear na data, 66,21% disseram que a mãe já faleceu, 16,81% moram longe delas e 5,32% alegam estar sem dinheiro.

“É importante ressaltarmos que a maioria, mais de 64%, pretende pagar à vista e por isso esperam descontos. O parcelamento é outro fator ao qual o lojista deve estar atento, apontado como fator decisivo por 35,48% dos que irão presentear”, diz a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Comemorações

Conforme informado pela Fecomercio, a maioria dos entrevistados (86%) pretende passar o dia reunido com a mãe, preparando ao lado dela uma refeição, sendo que 8% dizem que pretendem ir a um restaurante ou similar.

Dentre os municípios pesquisados, Três Lagoas apresentou o maior valor médio do presente, R$ 255,56, sendo que na Capital o valor médio ficou em R$ 215,93.

“Considerando a disposição maior das pessoas em gastar no período, os pequenos negócios podem aproveitar a data para aumentar seu faturamento e lucro. Divulgações devem acontecer neste ano com mais antecedência, utilizando o potencial dos canais digitais”, explica a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

A pesquisa de intenções de compras ouviu 1.981 consumidores entre os dias 27 de março e 02 de abril nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito e Corumbá/Ladário e Três Lagoas.

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