Logo Correio do Estado

INCENTIVO Municípios de MS buscam apoio para transformar desemprego em empreendedorismo sem burocratização Programa 'Cidade Empreendedora' desenvolve o município e incentiva o microempreendedor a investir no negócio 11 MAI 2023 • POR Naiara Camargo • 13h00
  MARCELO VICTOR

Em Mato Grosso do Sul, 37 municípios (47%) fazem parte do programa 'Cidade Empreendedora', iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O programa transforma desemprego em empreendedorismo, fortalece as pequenas empresas, incentiva o pequeno produtor para impulsionar a economia agrícola local, reduz impostos, desburocratiza processos, facilita o processo de abertura de empresas, potencializa as vendas, aquece o comércio, auxilia o ambiente de negócios e desenvolve o município economicamente.

Dos 37 municípios, 7 entraram no programa, 11 já são atendidos pelo Sebrae e 19 decidiram renovar a parceria. Confira quais são as cidades no fim da reportagem.

De acordo com a Receita Federal, existem 89.816 empresas abertas nos 37 municípios. Desse número, 78.761 (88%) são pequenos negócios.

Existem 44.908 microempreendedores individuais nos 37 municípios, representando 50% do número total de empresas ativas.

Os setores que mais geraram empregos nesses municípios são serviços (112.904), comércio (59.820), indústria (54.077) e agropecuária (51.458).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 830.456 habitantes nas 37 cidades e 82% vive na área urbana e 18% na área rural.

De acordo com o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o programa beneficia não apenas o empreendedor, mas também toda a população.

"O 'Cidade Empreendedora' torna o município receptivo ao ambiente de negócio ao investidor. Os benefícios para a população são geração de empregos, renda e qualificação. Você por um lado atrai o investidor, abertura de empresas, qualifica a mão de obra e gera rendas, e gerando rendas você potencializa a vida dessas famílias", explicou.

O diretor-superintendente do Sebrae-MS, Claudio Mendonça, destaca que o 'Cidade Empreendedora' promove o desenvolvimento do município.

"Criamos o 'Expansão', com ações para dinamizar a economia e promover a competitividade dessas cidades, de acordo com o perfil de cada uma. Do pequeno município ao grande, cada um pode crescer e fazer a diferença na sua região", disse.

MUNICÍPIOS

Os 7 municípios que entraram no programa são:
 

Os 11 municípios que já são atendidos são:
 

Os 19 municípios que renovaram a parceria são: