Logo Correio do Estado

TEMPO Previsão indica fim de semana com calor de 30ºC e semana com geada e frio de 7ºC Frio permanece de segunda (12) a sexta-feira (16) e calor volta no sábado (17) 9 JUN 2023 • POR Naiara Camargo • 10h45
Contraste entre tempo chuvoso e sol em Campo Grande   GERSON OLIVEIRA

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o fim de semana será de sol, céu limpo, baixa umidade relativa do ar e calor em Mato Grosso do Sul. Não há previsão de chuva para esta sexta-feira (9), sábado (10) e domingo (11) na maioria dos municípios.

De acordo com o Inmet, a temperatura máxima deve chegar aos 31ºC neste fim de semana em Campo Grande, 34ºC em Dourados, 35ºC em Aquidauana, 34ºC em Três Lagoas, 31ºC em Ponta Porã, 36ºC em Corumbá, 37ºC em Sonora e Mundo Novo 31ºC.

Frente fria avança e a próxima semana será de chuva, frio, queda de temperaturas de 15ºC, alta umidade relativa do ar e clima gelado.

Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia, afirmou que pode gear no sul do Estado. "Há possibilidade de geada principalmente na região de Porto Murtinho", pontuou o meteorologista.

De acordo com o Inmet, a mínima será de 9ºC em Campo Grande na quarta-feira (14), 10ºC em Mundo Novo na quinta-feira (15), 10ºC em Corumbá na quarta-feira (14), 12ºC em Três Lagoas na quinta-feira (15), 9ºC em Aquidauana na quarta-feira (14), 8ºC em Dourados na quinta-feira (15), 7ºC em Ponta Porã na quarta-feira (14). Confira outras temperaturas aqui.

A frente fria se afasta e o calor e tempo seco voltam a partir de sábado, 17 de junho. Portanto, temperaturas permanecerão amenas durante toda a semana.

O inverno começará em 21 de junho e terminará em 23 de setembro no Brasil.

EL NIÑO

De acordo com o meteorologista, El Niño é o aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico. É um fenômeno global que influencia todos os continentes do mundo.

Segundo a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), há 80% de chance de ocorrer El Niño em 2023.

"A média da temperatura da água é 25ºC. A partir de meio grau para cima (25,5ºC) o fenômeno é El Niño e meio grau para baixo (24,5ºC) é La Niña. Temos aí o episódio de El Niño e é quase certo que esse padrão não mude", explicou o meteorologista.

O fenômeno La Niña está presente no mundo desde 2020, ou seja, há três anos. Mas, desde janeiro de 2023, há seis meses, meteorologistas estão observando aquecimento das águas e começo do El Niño.

Em Mato Grosso do Sul, o El Niño será caracterizado por temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.

Dados divulgados pelo Inmet apontam que Sonora (20%), Água Clara (24%) e Campo Grande (25%) registraram as menores umidades relativas do ar nesta quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi.

No ranking das 20 cidades com menor umidade do País, Sonora ficou em 2º lugar, Água Clara em 14º e Campo Grande 16º.