Visando suprir a demanda do mercado de transportes, o Governo do Estado lançou o programa "Voucher Transportador", em parceria com o Sest Senat, que irá subsidiar o upgrade na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas de carga e ônibus. Ao final do processo, os selecionados vão das letras C e D para D e E da habilitação, respectivamente.
Na fase inicial, o projeto irá beneficiar mil condutores, e as inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (7), no site do Sest Senat.
Para participar do programa, o candidato deve ter no mínimo 21 anos completos, ter CNH válida na categoria B há pelo menos 24 meses; ou C há pelo menos 12 meses; ou D há pelo menos 12 meses. Além disso, não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.
Na inscrição, são solicitados dados pessoais, como CPF, CNPJ, local de residência e o salário do candidato. Os interessados tem até o dia 22 de agosto para enviar as informações.
Em breve, será disponibilizado também o critério de desempate.
O programa é conduzido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em parceria com o Sest Senat, com participação efetiva do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).
Ele faz parte do Plano Estadual “MS Qualifica”, onde o governador Eduardo Riedel busca capacitar profissionais em áreas que têm vagas abertas no mercado de trabalho. Geração de emprego e aumento na renda do cidadão.
O secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Bruno Bastos, revelou que a expectativa é de que o resultado seja publicado no dia 28 de agosto.
“Em setembro devem começar as convocações dos selecionados e acredito que até o final do ano tenhamos os primeiros habilitados, já com o curso de qualificação, que poderão ingressar no mercado de trabalho, e assim preencher estas vagas abertas. Nosso objetivo é zerar estas vagas ou minimizar a falta destes profissionais”, descreveu Bastos.
Ele adiantou que após esta primeira qualificação, o Governo do Estado poderá promover novas turmas no futuro.
Distribuição
As vagas serão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Ribas do Rio Pardo, que entrou no grupo dos municípios contemplados.
Das mil vagas disponíveis, 850 serão para Campo Grande, 50 para Ribas e 20 para cada uma das demais cidades. Os cursos vão totalizar 107 horas, na chamada “Escola de Motoristas Profissionais”.
Após a conclusão do processo de mudança de categoria, o aluno realizará um dos seguintes cursos:
- Transporte de produtos perigosos.
- Cargas indivisíveis e outras regulamentadas pelo Contran.
- Transporte coletivo de passageiros.
- Transporte de escolares.