Logo Correio do Estado

Nota de falecimento Arquiteto renomado e idealizador da Santa Casa, Celso Costa morre aos 82 anos Celso foi vítima de complicações em decorrência de uma pneumonia e estava internado no Hospital Unimed há 23 dias 16 SET 2023 • POR Valesca Consolaro • 09h45
  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta sexta-feira (16), faleceu aos 82 anos Celso Costa, ex-vereador e arquiteto renomado de Campo Grande, conhecido pela idealização de projetos como os da Santa Casa e das Moreninhas. 

Celso foi vítima de complicações em decorrência de uma pneumonia e estava internado no Hospital Unimed há 23 dias. 

Conforme divulgado por familiares, o velório começou neste sábado (16), às 8h30, no Cemitério Jardim das Palmeiras.

Como arquiteto, foi responsável por idealizar o projeto de hospitais, entre eles a Santa Casa de Campo Grande e o Hospital Regional. Também esteve à frente dos projetos de bairros como Moreninhas, Aero Rancho e Coophasul. 

Para exercer a profissão de arquiteto, formou-se em 1967 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual UFRJ. Tornando-se, depois, referência no ramo da habitação popular e de projetos hospitalares.

Celso também foi vereador em Campo Grande, pelo antigo PPS, atual Cidadania. 

Celso deixa três filhos, entre eles Luis Eduardo Costa, ex-secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Campo Grande.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de Mato Grosso do Sul, do qual fazia parte, tendo sido conselheiro por duas gestões, divulgou uma nota de pesar.

Com profundo pesar, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul informa o falecimento do arquiteto e urbanista Celso Costa, aos 82 anos, em Campo Grande, nesta sexta-feira (15).

O arquiteto campo-grandense se formou em 1967 pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual UFRJ, de onde se tornou conselheiro de minerva. Foi pioneiro na atuação em habitação popular e projetos hospitalares. Foi um dos autores do projeto arquitetônico da Santa Casa de Campo Grande e do Hospital Regional, além de bairros como Moreninhas, Aero Rancho e Coophasul.  

Atuou pela criação do primeiro curso de arquitetura e urbanismo do Estado, no Centro de Ensino Superior de Campo Grande (atual Uniderp). Foi conselheiro federal do CAU em duas gestões (2012-2014/2015-2017). Realizou inúmeros projetos e obras de edifícios, casas e hospitais. "Nós projetamos ruas, casas, escolas, comércio e hospitais. Nós fazemos as cidades", disse em sua participação no projeto Memórias CAU, em 2020. 

Em 2019, recebeu a Medalha Legislativa do Mérito de Arquitetura e Urbanismo "José Marcos da Fonseca", na Câmara Municipal de Campo Grande, ao lado de mais de 50 colegas. O arquiteto deixa esposa, três filhos e sete netos.

Muitos amigos de Celso se manifestaram nas redes sociais, divulgando notas de pesar e lamentações pela perda do ente querido. 

O senador Nelsinho Trad lamentou a morte de Celso em homenagem divulgada nas redes sociais. "Que descanse em paz o grande Celso Costa. Meu amigo. Pai de três arquitetos, meus amigos e ex-alunos. Que o céu receba ele. Em paz", disse. 

O ex-secretário Luis Eduardo Costa, filho de Celso, também lamentou e publicou homenagens ao pai. 

"É com profundo pesar, e imenso reconhecimento, que nos despedimos do nosso amado pai, avô e amigo, e prestamos homenagem a este mestre da arquitetura, cujos serviços prestados à nação são inestimáveis, e nos orgulham muitíssimo", escreveu.