Logo Correio do Estado

AÇÕES EM OUTUBRO Semana da criança tem chá revelação de rena e lançamento da Casa Sophia Agenda de ações, de 10 a 15 de outubro, traz piquenique para família no Parque das Nações; palestra para professores da educação infantil e premiação de concurso literário 2 OUT 2023 • POR Leo Ribeiro • 13h30
Semana da Criança traz atrações de terça (10) a domingo (15), com atividades para toda a sociedade   Gerson Oliveira/ Correio do Estado

Entre os dias 10 e 15 de outubro, o espaço da antiga "Cidade do Natal" - hoje rebatizada como "Vila Morena" -, traz a agenda "Semana da Criança", com atividades que vão desde piquenique em família no Parque das Nações, inauguração da Casa Sophia e até chá revelação do icônico casal de renas que conquistou os campo-grandenses. 

Nas palavras da prefeita, Adriane Lopes (PP), a Semana da Criança é organizada pelos Conselhos de Pastores de Mato Grosso do Sul e Campo Grande (Consepams e Consepacg), entidades representadas no lançamento por Wilton Acosta e o apóstolo Edmilson Oliveira, além dos executivos Municipal e Estadual. 

Conforme Adriane, a ideia dessa semana é buscar caminhos de combater a violência contra crianças. "Conscientizando, trazendo as palestras as comunidades, segmentos, instituições que fazem o Acolhimento de crianças para esse convívio e para um despertar", diz a chefe do Executivo Municipal. 

"A gente começa é preparar nossos professores kids, que estão atuando diariamente com essas crianças, com as igrejas. É um trabalho de formação dos nossos agentes, dos nossos professores que já atuam com a criança nas nossas comunidades".

Ainda, ele sinaliza acordo firmado com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para que a pasta execute esse trabalho nas unidades educacionais do município.

"Nosso secretário já tinha um trabalho na educação, Wilton e Edmilson tem outro, mas esses trabalhos não se falavam, mas agora queremos juntar as forças, fazendo uma campanha da conscientização da não violência", frisa Adriane. 

Trabalho conjunto

Adriane Lopes faz questão de ressaltar que, apesar do evento contar apenas com a relação dos Conselhos de Pastores, o evento é, sim, voltado para todas as religiões. 

"O combate à violência não tem religião e não tem cor. É para então nós estamos convidando todas as instituições a estarem aqui. As palestras não têm cunho religioso, são de conscientização, trazer para nossas crianças, ludicamente, como combaterem a violência, se defenderem e onde buscar o socorro, se houver algum tipo de violência que estão vivendo", afirma. 

Apontando a necessidade de políticas públicas transversais, Adriane comenta ainda a nomeação da Casa Sofia, que se trata de uma Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Uaica) já em ação, que terá referência a pequena criança vítima de violência em Campo Grande. 

"Não precisava ter acontecido. Mas agora temos que nos posicionar e buscar o combate a essa violência. Quando a gente abre um equipamento público, ressaltando um problema que aconteceu e impactou todas as nossas vidas, é porque a gente precisa chamar a atenção para o que está acontecendo", diz a prefeita. 

Essa entrega da "Casa Sophia" está marcada já para o próximo dia 10, data em que também será anunciado o slogan vencedor escolhido para o local, assim como também haverá a inauguração do chamado "abusômetro", que deverá medir os casos de violência contra a criança no município. 

Demais atrações

Até o dia 15 deste mês há várias programações agendadas para as crianças da Capital curtirem com toda a família. Entre essas cabe citar o piquenique marcado para o próximo dia 11, no Parque das Nações Indígenas, data que traz ainda palestras de educação preventiva e sinais de crianças vítimas de violência. 

No dia seguinte o município prepara atividades com ginástica laboral para os pequenos e responsáveis, que será seguida por painéis e palestras que antecedem a gincana com monitores dos Escoteiros do Brasil. Já na sexta-feira (13), fica marcado o "Dia E", onde instituições de defesa às crianças com deficiência e os beneficiados pelos serviços participam das atividades. 

Fica para sábado (14) o tão esperado "Chá de Revelação" das renas, sendo que o campo-grandense é quem ficará encarregado de batizar o pequeno bezerro que deve integrar a programação de fim de ano da Capital, já que, biologicamente, os filhotes costumam ficar em pé poucos minutos após nascer. 

As atrações se encerram no domingo (15), quando está marcada a premiação dos vencedores do concurso literário organizado para a Semana da Criança, com mais gincana para a criançada. Cabe ressaltar que todos os dias a partir de terça (10) terão apresentações musicais e atrações artísticas. 

Assine o Correio do Estado