Logo Correio do Estado

OPERAÇÃO CYBER ARGOS 3 Homem é preso por armazenar arquivos contendo abuso sexual infantil Prisão ocorreu durante operação da Polícia Federal, que investiga se há mais envolvidos no crime 1 NOV 2023 • POR Glaucea Vaccari • 16h12

Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso por armazenar imagens de abuso sexual infantil, em Campo Grande, nesta quarta-feira (1º), durante a Operação Cyber Argos 3, da Polícia Federal.

Conforme a PF, a operação foi deflagrada com o objetivo de combater o armazenamento e possível compartilhamento na internet de material contendo abuso sexual de crianças e adolescentes.

Inicialmente, foi expedido um mandado de busca e apreensão, mas o suspeito acabou preso ao ser flagrado com materiais de conteúdo ilícito.

Com ele, foram encontrados arquivos que retratavam abusos sexuais praticados contra menores de idade.

De acordo com o delegado Lucas Sato, da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, o caso fere o artigo 241 B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O artigo em questão dispõe que é crime, com pena de 1 a 4 anos de prisão, adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.

Ainda segundo Sato, a investigação teve início em Ponta Porã, mas os mandados foram cumpridos em Campo Grande após a confirmação de que o endereço do alvo era na Capital.

“As investigações seguem em curso para a confirmação de mais envolvidos na prática delituosa”, disse o delegado.

O suspeito e os materiais apreendidos foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul.