Logo Correio do Estado

Boletim Risco de Incêndio

Pantanal de MS registra mais 1,6 mil focos de incêndios nas últimas 24 horas

Corumbá registrou 989 focos de incêndio, seguido por Miranda e Aquidauana

16 NOV 2023 • POR João Gabriel Vilalba • 16h38
Focos de incêndio aumentaram e calor extremo preocupa no Pantanal   Foto: CPA/CBMMS

Diversos municípios da região do Pantanal sul-mato-grossense, registraram somente hoje (16), 1.688 focos de incêndios, segundo dados do Boletim Risco de Incêndio da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Conforme apresentado nesses dados, o município que lidera o ranking é Corumbá, com 989 focos. Outras cidades que estão na lista são: Miranda com 570, Aquidauana 92 focos, Coxim com 35 e Porto Murtinho que registrou 2 focos de incêndio.  

Ainda conforme o modelo apresentado, alertou que existem 234 km² em risco de espalhamento de incêndio no município de Porto Murtinho. 


Boletim

O Boletim Risco de Incêndio é feito com base nas informações coletadas e geradas pelo Modelo de Espalhamento de Fogo criado pelo Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG no âmbito do projeto FIP - Monitoramento do Cerrado.

 O modelo baseia-se em estudos científicos que descrevem o comportamento do fogo em relação ao vento, combustível, umidade, declividade, entre outros, juntamente com estimativas de biomassa seca combustível do fogo e umidade.