Logo Correio do Estado

Polícia

Jovem morto pelo Choque é a 109º vítima de agentes do Estado no ano em MS

Conhecido como "Marlboro", rapaz de 20 anos desobedeceu à abordagem e avançou nos policiais com uma faca

28 NOV 2023 • POR Alanis Netto • 09h15
Imagem Ilustrativa   Divulgação

Um homem de 20 anos foi morto após desobedecer agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar e ameçá-los com uma faca.

O caso aconteceu no início da tarde da última segunda-feira (27), durante vistoria do BPMChoque em uma construção abandonada no Jardim Sayonara, em Campo Grande.

Em nota, o Choque informou que o local é conhecido como ponto de venda e consumo de drogas, e que durante a entrada do imóvel, além do jovem, foi identificada uma senhora.

Quando abordado, o homem desobedeceu e partiu para cima dos policiais com uma faca, momento em que foi "repelida a injusta agressão".

Após ser alvejado, o jovem chegou a deixar a construção, caindo na rua poucos metros depois. Ele chegou a ser atendido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento Santa Mônica, mas não resistiu aos ferimentos. 

A senhora que estava no imóvel relatou à equipe que o rapaz era conhecido pelo vulgo de "Marlboro" e havia chegado aproximadamente às 5 da manhã, bastante alterado e agressivo, sob efeito de drogas. Ela ainda teria pedido que ele se retirasse, mas também foi ameaçada.

Segundo a polícia, o jovem tinha extensa ficha criminal, com passagens de violação de domicilio, furto, porte de drogas, dano, perturbação do sossego, receptacao, vias de fato, lesao corporal dolosa e furto.

A identidade do rapaz não foi divulgada.

109º morte do ano

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 109 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 28 de novembro de 2023, em Mato Grosso do Sul.

Novembro já soma 14 mortes, e é o terceiro mês com maior índice no ano, atrás apenas de fevereiro, que registrou 17 mortes, e abril, que teve 16.

Das 109 mortes, 49 foram registradas em Campo Grande e 60 no interior do Estado, sendo 41 delas na faixa de fronteira.

As vítimas são em grande maioria do sexo masculino (90,8%), sendo apenas duas das mortes de mulheres e oito sem registro de sexo.

Saiba: mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.

O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.

Assine o Correio do Estado.