Dayvidson Júlio Lourival de Souza, de 27 anos, morreu em confronto com policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), na noite desta quinta-feira (7), no bairro Portal da Lagoa, em Campo Grande.
Conforme apurado pela reportagem, policiais foram até uma casa em que estaria um grupo criminoso que escondia drogas, dinheiro e armamento, após a Polícia Federal apreender duas toneladas de maconha na tarde desta quinta-feira (7).
Ao chegarem no local, encontraram dois homens, um em cada carro, prestes a sairem de casa. Os militares deram voz de abordagem, mas Davyvidson Júlio não obedeceu, retornou para a residência, sacou a arma e atirou contra a guarnição.
Os policiais revidaram e o indivíduo foi baleado, desarmado e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Coronel Antonino, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
A Polícia Federal apreendeu duas toneladas de maconha, na tarde desta quinta-feira (7), no mesmo local do confronto.
NÚMEROS
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 117 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 8 de dezembro de 2023, em Mato Grosso do Sul.
Das 117 mortes:
-
53 ocorreram em Campo Grande
-
64 ocorreram no interior do Estado
-
8 ocorreram em janeiro
-
17 ocorreram em fevereiro
-
5 ocorreram em março
-
16 ocorreram em abril
-
10 ocorreram em maio
-
5 ocorreram em junho
-
6 ocorreram em julho
-
5 ocorreram em agosto
-
11 em setembro
-
12 em outubro
-
19 em novembro
-
2 em dezembro
-
108 são homens
-
2 são mulheres
-
7 não tiveram o sexo divulgado
-
63 são jovens
-
41 são adultos
-
4 são idosos
-
3 são adolescentes
-
6 não tiveram a faixa etária divulgada
Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.
O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.