Logo Correio do Estado

Estragos da chuva Temporal em Corumbá e Ladário causa alagamentos e famílias entram em pânico Em poucas horas, choveu 102,4 milímetros; mais da metade do acumulativo para o mês de janeiro 2 JAN 2024 • POR João Gabriel Vilalba • 14h00
Enxurrada invadiu residências em Corumbá e Ladário   Fotos: Diário Corumbaense

A chuva de 102,4 milímetros que caiu  durante a madrugada de hoje (2), nos municípios de Corumbá e Ladário, alagou casas e famílias entraram em pânico por causa dos estragos. Conforme informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), a média de janeiro para a região é de 169,9 mm. Em poucas horas, choveu mais da metade dos milímetros esperado para este mês.

"Foi muito rápido a água entrando aqui em casa, um susto. Entrava pela parte da frente e pelos fundos. Levantamos os móveis, geladeira, guarda-roupa, as camas, fogão, foi um momento de desespero", relatou Vanessa que acredita que a água tenha invadido a casa devido a calçada e o asfalto. "Aqui nunca vi nada igual, tive que quebrar a calçada que fizeram e tentei quebrar o asfalto, para que a água escoasse", completou Vanessa Cavana Cipriano, moradora da rua Edmundo Saldanha Malta, bairro Boa Esperança ao portal Diário Corumbaense.  

Os estragos também foram registrados nos bairros Maria Leite e Cristo Redentor, em áreas mais baixas do município. "Áreas comumente quando tem volume dessa magnitude em razão de estarem na rota de água ou estão com piso da casa abaixo do nível da rua, por isso estão sujeitas e esses alagamentos", mencionou o superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil, Isaque do Nascimento.    

De acordo com informações da estação meteorológica que fica no bairro Cravo Vermelho, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), registrou na madrugada de hoje 74,6mm na parte alta da cidade. Já na estação instalada na Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues, o registro foi de 83mm, ou sejam a forte chuva foi registrada na parte baixa e centro do município.  

Assine o Correio do Estado.