Logo Correio do Estado

ADEUS FIM DE ANO Árvore de Natal e presépio devem ser desmontados neste sábado Festividades Natalinas se encerram no Dia de Reis, celebrado amanhã (6) 5 JAN 2024 • POR Naiara Camargo • 11h45
Chegou a hora de desmontar a árvore de Natal!   Bruno Henrique/ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

Símbolos cristãos, árvore do Natal e presépio devem ser desmontados e guardados neste sábado (6). As festividades natalinas encerram no Dia de Reis, celebrado anualmente em 6 de janeiro. Por isso as decorações natalinas são retiradas neste dia.

A data é marcada pela visita dos três reis magos – Belchior, Baltasar e Gaspar – ao reino, onde comunicam o nascimento de Jesus.

No Brasil, muitas regiões e culturas comemoram a data com festas tipicamente folclóricas chamadas de Folia de Reis ou Ternos de Reis.

De acordo com o catolicismo, a árvore de Natal deve ser montada no primeiro domingo do Advento, mais conhecido como quatro semanas antes do Natal. Em 2023, essa data caiu no dia 27 de novembro.

FOLIA DE REIS

Folia de Reis é uma festa religiosa celebrada pela Igreja Católica.

A celebração não é comum em Mato Grosso do Sul, mas sim em outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

As festividades duram 12 dias e vão de 24 de dezembro a 6 de janeiro.

Os integrantes da festança usam fantasias coloridas e dançam músicas, que relembram a visita dos três reis magos ao menino Jesus, com violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros e gaitas.

O grupo que faz parte da Folia de Reis é constituído por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. Após o desfile, uma missa temática é celebrada.