Logo Correio do Estado

2024

Em apenas 10 dias, ano já tem 62 casos notificados de dengue e 3 confirmados em Mato Grosso do Sul

Nenhum óbito foi registrado neste ano, mas duas mortes seguem sob investigação desde 2023

10 JAN 2024 • POR Suelen Morales • 15h40
A situação mais grave é observada na cidade de Laguna Carapã com uma taxa de 132,4 de reincidência a cada 100 mil habitantes.   Gerson Oliveira/ Correio do Estado

O ano de 2024 mal começou e Mato Grosso do Sul já contabiliza 62 casos prováveis de dengue, notificados por 16 municípios. Em apenas 10 dias, foram confirmados três casos da doença, sendo dois em Dourados e um em Sete Quedas. Os dados foram divulgados hoje (10), no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Apesar de nenhum óbito ter sido registrado até o momento, duas mortes em decorrência da doença, ainda estão sob investigação desde o ano passado. Considerado o ano mais letal, 42 pessoas perderam a vida devido à dengue, em 2023. 

Conforme a SES/MS, os casos prováveis incluem os que estão em investigação, os confirmados e ignorados. A situação mais grave é observada na cidade de Laguna Carapã, com nove casos prováveis e uma taxa de 132,4 de reincidência a cada 100 mil habitantes, colocando a cidade de 6.799 habitantes em alerta. 

Os outros 15 municípios estão no nível de baixa incidência. Campo Grande não registrou, até o momento, nenhum caso provável ou confirmado para a dengue. 

Confira a distribuição dos casos:

Fonte: SES/MS

Quanta a faixa etária mais atingida pela doença, um terço dos casos prováveis foram registrados em pessoas jovens, com idade de 20 a 29 anos, correspondendo a 30,77% dos casos. 

Vacinação pioneira em Dourados

A vacinação em massa contra a dengue começou na semana passada em Dourados, a primeira cidade do Brasil a realizar essa ação, em parceria com o laboratório japonês Takeda. O objetivo é imunizar cerca de 150 mil pessoas e uma das categorias relevantes neste processo é a Enfermagem.

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), 175 profissionais, entre técnicos, auxiliares e enfermeiros participam do trabalho nas 34 Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinação do PAM. Mais de 2,4 mil pessoas já se vacinaram contra a dengue no município que tem como meta imunizar 150 mil pessoas neste ano.

Segundo o coordenador do Núcleo Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sems),  Edvan Marcelo Marques, a atuação dos profissionais de enfermagem neste processo é fundamental.

“Propusemos que Dourados, de forma pioneira no Brasil e no mundo, oferte essa vacinação. Disponibilizamos 35 pontos de vacinação, onde nós temos várias equipes de enfermagem trabalhando de segunda a sexta-feira para que possamos, o mais breve possível, concluir essa primeira etapa. Entendemos ser um enorme desafio, mas também de alegria. Por se tratar de um processo de trabalho com a enfermagem à frente”, afirma Edvan, que também é enfermeiro. 

Assine o Correio do Estado.