Logo Correio do Estado

campo grande Carnaval de rua reúne mais de 130 mil foliões em três dias Na Esplanada Ferroviária, local tradicional dos blocos de Campo Grande, milhares de foliões de todas as idades lotaram as ruas para pular Carnaval 12 FEV 2024 • POR SUELEN MORALES E VALESCA CONSOLARO • 09h30
Foliões aderiram ao carnaval de rua na Capital e curtiram o bloco Capivara Blasé neste domingo   GERSON OLIVEIRA

O terceiro dia do carnaval de rua na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande, reuniu 60 mil foliões no bloco Capivara Blasé. A programação teve início às 15h, com a tradicional matinê Capivarinha Blasé, e encerrou-se às 23h. Ao todo, mais de 130 mil pessoas festejaram de sexta-feira a domingo na Esplanada.

Os bloquinhos que tradicionalmente desfilam na Esplanada Ferroviária começaram a folia na sexta-feira, quando o Farofolia reuniu mais de 20 mil pessoas. No sábado, foi a vez do Cordão Valu, o mais antigo bloco da Capital, com a participação de 50 mil foliões.

Ontem, o bloquinho Capivara Blasé completou dez anos de existência. Entre as novidades deste ano estão banheiro exclusivo para crianças e camarote do Detran com benefícios exclusivos aos que passarem no teste do bafômetro.

Para a tecnóloga em Recursos Humanos Aurenice, 40 anos, o Carnaval é uma oportunidade de tirar as crianças e os adolescentes da frente das telas dos computadores e celulares.

“Eu vim para tirar a minha criança da frente da TV, para pular, me divertir, e ele está muito animado, perguntando quando vai dançar”, disse Aurenice, que tem um filho de seis anos.

Já a funcionária pública Franciele Campos, 33 anos, levou o filho de dois anos para curtir o seu primeiro Carnaval. “Eu vou em Carnaval desde que me entendo por gente, e aqui na Esplanada eu já vim muitos anos. Agora, estou apresentando a folia para o meu filho”, disse.

Quem também aproveitou o domingo para conhecer a diversão dos bloquinhos de Carnaval foram as estudantes Isabele Luz e Letícia Sakamoto, ambas com 16 anos. 

“Queremos ver tudo o que tem, e até agora estamos adorando o Carnaval”, revelou Isabele ao Correio do Estado.

O Capivara Blasé contou com a participação do bloco “Nem uma árvore a menos”, criado neste ano por foliões ambientalistas em defesa da conservação dos parques, sobretudo do Parque dos Poderes. 
Vale destacar que a festa continua hoje, com Capivara Blasé a partir das 14h, e amanhã, com Cordão Valu a partir das 15h.  

MATINÊS

O Capivarinha Blasé continua hoje, a partir das 15h, com pintura facial, confete e banda de marchinhas, na Esplanada Ferroviária. Outra novidade é que a organização separou banheiros exclusivos para as crianças.
Diversos locais, como shoppings e clubes da Capital, também estão com atrações voltadas para o Carnaval e as crianças.

ESCOLAS DE SAMBA

Hoje, começam os desfiles das escolas de samba em Campo Grande, na Praça do Papa. A programação tem início às 19h, com a Escola de Samba Mirim Herdeiros do Samba, que não participa da competição, mas abre as festividades. 

Em seguida, apresentam-se Gres Cinderela Tradição do José Abrão, Gres Unidos da Vila Carvalho e Gres Catedráticos do Samba.

Amanhã, a Corte de Momo, composta de rei, rainha e princesa do Carnaval, fará a abertura do desfile. Na sequência, desfilam Gres Deixa Falar, Gres Igrejinha e Gres Unidos do Bairro Cruzeiro.

Por fim, a apuração do desfile das escolas de samba da Capital será realizada na quarta-feira de Cinzas, a partir das 16h, no Teatro de Arena do Horto Florestal. Já a noite de premiação das campeãs será realizada na sexta-feira (16), a partir das 19h, no Armazém Cultural.

ENTERRO DOS OSSOS

O Enterro dos Ossos, a ser realizado neste sábado (17), também tem folia garantida. A Praça Ary Coelho recebe o Bonde das Sereias, os Forrozeiros MS ocupam a Esplanada Ferroviária e o bloco Eita! reúne seus foliões no Monumento da Maria Fumaça.